Wave 109 – Abraçando um futuro produtivo. Os benefícios de trabalhar depois dos 65 anos

O Canadá é um país conhecido por sua sociedade diversa e inclusiva e está testemunhando mudanças na dinâmica do mercado de trabalho, com a absorção de um número crescente de idosos ativos. O reconhecimento de suas habilidades, capacidades e experiência favorecem a permanência desse segmento em atividades produtivas.
O trabalho após os 65 anos vem tomando força e, consequentemente, a aposentadoria está ganhando um novo significado. Assim como em outros países, os ambientes sociais e de trabalho têm-se mostrado mais inclusivos no Canadá. A crescente valorização do aprendizado contínuo e a flexibilização dos arranjos de trabalho oferecem aos idosos novos espaços e novas possibilidades no mercado de trabalho.

Trabalho após os 65 anos vem tomando força. Imagem ilustrativa (Foto: dreamstime.com)

Em uma sociedade onde as pessoas vivem mais, é preciso que se produza mais para se manter o bem-estar individual e coletivo, a presente e a futuro. Mas, será tão fácil assim?

Segundo dados publicados pela OMS em 2020, a expectativa de vida dos canadenses está entre as maiores do mundo, com índices de 80,4 anos para os homens e 84,1 para as mulheres. (Fonte: Expectativa de vida na Canadá, worldlifeexpectancy.com).
Seja por opção, seja por necessidade, adiar a aposentadoria tem sido uma decisão crescente. Para alguns, aparece como uma oportunidade de interação social e ampliação da realização pessoal. Para outros, no entanto, aponta diretamente para uma necessidade de maior segurança financeira.

Um Cenário em Mudança

A aposentadoria costumava ser vista como um merecido descanso após uma vida inteira de trabalho árduo. No entanto, com avanços na área de saúde e uma compreensão melhor do envelhecimento saudável, muitos idosos estão redefinindo seus anos produtivos futuros. Trabalhar além dos 65 anos já não é mais uma necessidade motivada apenas por restrições financeiras, mas também, uma escolha consciente baseada no cumprimento pessoal, engajamento social e estimulação mental contínua.

Para quem se encontra em idade de aposentadoria, mas ainda não se definiu quanto a parar de trabalhar, ou não, apresentamos a seguir alguns pontos que indicam alguns benefícios de trabalhar depois dos 65 anos.

5 Benefícios de trabalhar depois dos 65 anos

  1. Segurança financeira – Embora seja verdade que muitos idosos tenham economizado para a aposentadoria, a renda adicional de um emprego pode fornecer um “extra” e ajudar na segurança financeira de muitas famílias. Trabalhar após os 65 anos permite que as pessoas mantenham sua qualidade de vida, enfrentem despesas inesperadas e garantam um futuro mais confortável.
  2. Bem-estar físico e mental – Permanecer ativo na força de trabalho pode contribuir para uma melhor saúde física e mental. Participar de um trabalho significativo ajuda os idosos a se manterem fisicamente ativos e mentalmente alertas, reduzindo o risco de declínio cognitivo e problemas de saúde relacionados.
  3. Interação social – O local de trabalho oferece uma plataforma valiosa para interação social e networking. Idosos que continuam a trabalhar podem estabelecer novos relacionamentos, compartilhar experiências e contribuir para um senso de pertencimento, combatendo o isolamento social.
  4. Realização pessoal – Muitos idosos encontram propósito e realização em suas carreiras. O senso de realização derivado de contribuir para uma equipe, resolver problemas e alcançar metas profissionais pode melhorar muito o bem-estar geral e aumentar a realização pessoal.
  5. Utilização de habilidades – Anos de experiência trazem uma riqueza de conhecimento e habilidades que podem ser valiosas para empregadores e colegas. Os idosos podem atuar como mentores, compartilhando suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento da equipe.

Tendências de emprego para idosos no Canadá

Muitos empregadores estão reconhecendo o valor produtivo dos idosos e oferecendo opções de trabalho em meio período, remoto e horários flexíveis. Essa tendência facilita com que os idosos equilibrem o seus ritmos de vida no trabalho e os compromissos pessoais.

Vale lembrar, no entanto, que embora os benefícios de trabalhar após os 65 anos sejam muitas vezes substanciais, há que se considerar os grandes desafios. Ajustes nas políticas podem ser necessários para acomodar as necessidades em evolução dos idosos, como benefícios de saúde e planos de aposentadoria adaptados a diferentes arranjos de trabalho.

Um estudo desenvolvido por Angela McEwen, da Canadian Centre for Policy Alternative, em 2012, analisa um cenário bem próximo ao que estamos vivendo hoje. O paper “Working after age 65. What is at stake?” apresenta uma série de considerações que enfatizam aspectos positivos e negativos com relação ao trabalho contínuo dos idosos, principalmente com relação a políticas do governo de adiar a elegibilidade de pensões.
De acordo com Angela McEwen, muitos canadenses estão adiando a aposentadoria e optando por trabalhar por mais tempo. Mas, um subconjunto importante de idosos com mais de 65 anos tem a necessidade de continuar a trabalhar, pois não possuem economias suficientes para se aposentar. “Trabalhar por mais tempo por opção é uma coisa. Mas, forçar os canadenses sem pensões de trabalho ou sem grandes reservas financeiras a trabalhar em tempo integral, ou mesmo parcial após os 65 anos é injusto. Especialmente dada a alta probabilidade de que estes só venham a ser aceitos em empregos mal remunerados.”, enfatiza a autora.

O papel do governo na qualidade de vida dos cidadãos de 65 anos ou mais

Ações do governo que visem adiar a idade de elegibilidade para o Guaranteed Income Supplement (GIS) e o Old Age Security (OAS) resultarão em rendimentos significativamente reduzidos para aqueles que não conseguem substituir a renda do OAS/GIS por ganhos em empregos de baixa remuneração. Seriam necessárias muitas horas em empregos mal remunerados ou como autônomo para substituir o benefício máximo de OAS/GIS, ou mesmo, o benefício básico de OAS. Elevar a idade de elegibilidade também é problemático para idosos em empregos fisicamente exigentes e estressantes, e para aqueles com problemas de saúde que não podem continuar trabalhando.

Dicas de trabalho para pessoas com 65+ no Canadá

No Canadá, as oportunidades de trabalho para pessoas com 65 anos estão em constante evolução. Refletem mudanças em relação ao envelhecimento da população e à diversidade da força de trabalho. Isso significa que novas oportunidades podem surgir à medida que as tendências mudam. É sempre aconselhável explorar diferentes opções, buscar orientação e adaptar sua abordagem para encontrar a melhor oportunidade de trabalho para você, após os 65 anos.

Consultoria e Freelance
Com anos de experiência e conhecimento acumulado, muitos indivíduos mais velhos optam por trabalhar como consultores independentes ou freelancers. Eles podem oferecer consultoria em suas áreas de especialização, fornecer orientação estratégica a empresas e startups ou oferecer serviços específicos com base em suas habilidades.

Mentoria e Treinamento
Muitos idosos têm habilidades valiosas e uma riqueza de conhecimento para compartilhar. Oferecer serviços de mentoria, treinamento ou coaching em áreas como negócios, empreendedorismo, finanças pessoais, desenvolvimento profissional e habilidades interpessoais é uma das maneiras e permanecer ativo no mercado de trabalho.

Ensino e Educação Continuada
Muitas instituições de ensino valorizam a experiência e a perspectiva amadurecida dos idosos. Tornar-se professor, instrutor online, palestrante convidado ou líder de workshops em faculdades, escolas técnicas ou centros de educação continuada é uma forma de compartilhar conhecimento enquanto permanece engajado.

Empreendedorismo
Alguns idosos optam por iniciar seus próprios negócios. O conhecimento profundo de uma indústria ou mercado específico pode levar ao lançamento de uma empresa bem-sucedida. O ambiente de startups no Canadá está se tornando cada vez mais favorável a empreendedores de todas as idades.

Voluntariado
Contribuir com organizações sem fins lucrativos e trabalhar como voluntário é uma maneira gratificante de seguir atuando na comunidade. Muitas instituições valorizam a experiência e a sabedoria dos idosos para orientar projetos e assumir papéis de liderança.

Assessoria Financeira e Planejamento
Dada a crescente necessidade de orientação financeira, pessoas mais velhas com experiência podem trabalhar como consultores financeiros ou planejadores de aposentadoria. Ajudar os outros a gerenciar suas finanças e planejar o futuro pode ser uma maneira significativa de contribuir.

Setor de Saúde e Bem-Estar
Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e terapeutas podem continuar a trabalhar em posições que atendem às necessidades crescentes da população mais velha. Além disso, a indústria de bem-estar, incluindo instrutores de ioga e terapeutas holísticos e outros, também oferece oportunidades.

Atendimento ao Cliente e Vendas
Há uma demanda contínua por profissionais de atendimento ao cliente e vendas em diversos setores. As habilidades de comunicação e a empatia desenvolvidas ao longo dos anos podem ser um trunfo nesses campos.

Indústria de Turismo e Hospitalidade
Para aqueles que têm um amor por viagens e hospitalidade, posições como guias turísticos, recepcionistas de hotel, consultores de viagens ou trabalhadores em aeroportos podem ser adequadas.

Setor Cultural e Artes
Pessoas mais velhas que têm um interesse em cultura, arte e história podem encontrar oportunidades como guias de museu, contadores de histórias ou participantes de projetos criativos e culturais.

ALGUNS SITES DE EMPREGO NO CANADÁ

indeed.ca – Este é um motor de busca popular de empregos onde você pode filtrar vagas com base na localização, setor e tipo de emprego.

LinkedIn.com – Crie um perfil no LinkedIn destacando suas habilidades e experiência. Muitos empregadores e recrutadores usam essa plataforma para encontrar candidatos.
Workopolis.com – Um site de busca de empregos que oferece uma variedade de anúncios de vagas.

SimplyHired.com – Outra plataforma de busca de empregos que agrega anúncios de vagas de várias fontes.

CharityVillage.com – Oferece oportunidades em organizações sem fins lucrativos.
Bancos de Empregos online: Sites dos governos (a nível nacional, provincial e local) fornecem uma vasta lista de oportunidades e recursos para pessoas em busca de emprego por todo o país. São ótimas fontes de consulta.

Advertisement