“Party on, Garth” — Eventos de julho a dezembro

Como se familiarizar com a linguagem que os canadenses, realmente, usam no dia a dia? Nesta série "Canadian English: Quirky, hein?" levamos os ouvintes a um mergulho no ambiente do Canadá, conversando sobre amenidades, reconhecendo alimentos exclusivos e navegando por regras gramaticais e expressões coloquiais. Ganhe familiaridade com o inglês canadense.

0
42

OUÇA EM INGLÊS

Tradução (Áudio e transcrição original em inglês)

“Party on, Garth.
Events from July to December”

 Ganhe familiaridade com o inglês canadense

Olá! Hello! Bonjour! Bem-vindo e obrigado por sintonizar em um novo episódio da nossa série  Inglês canadense: peculiar, né? (Canadian English: Quirky, eh?). Vamos nos divertir e, com sorte, aprender um pouco, ao longo do caminho, sobre alguns dos aspectos mais peculiares da língua inglesa. Em particular, o inglês canadense.

Os canadenses adoram comemorar. Onde há motivo, há festa. Olá, meu nome é Lawrence, mas os meus amigos me chamam de Larry. Hoje vamos fazer um brinde para os muitos eventos festivos que até podem ser exclusivos do Canadá, mas são abertos ao mundo.

Se você ouviu o episódio #7, estará familiarizado com várias tradições que os canadenses festejam durante a primeira metade do ano, desde o Carnaval de inverno de Quebec até a “sugaring off ” e o glorioso fim de semana de 2/4 de maio.

Vamos continuar de onde paramos:

Julho

Se “o maior show ao ar livre da Terra” despertar o seu senso de aventura e de cowboy (ou cowgirl), então você vai querer dar uma olhada no Calgary Stampede. É uma grandiosa festa anual que celebra a herança ocidental, a cultura e o espírito comunitário. As atividades variam de grandes shows de música country a eventos de rodeio inigualáveis; de desfiles de Carnaval a exposições; de competições agrícolas a desfiles. Este evento em Alberta é uma das maiores tradições do Canadá, e mais de um milhão de pessoas de todo o mundo o visitam todos os anos.

As semanas entre o final de julho e o início de agosto são o momento de “Jump UP” (cair na folia, tradução livre) no Carnaval do Caribe de Toronto. O evento é realizado há mais de 50 anos: uma celebração da cultura e das tradições caribenhas, que foi considerada o maior festival de rua da América do Norte, atraindo mais de 2 milhões de visitantes, a cada ano.

O ar fica repleto de ritmos como “steel band”, soca, calypso e reggae e de aromas de assados, frangos assados e callaloo.

O ápice do carnaval é o Desfile de Bandas, consistindo de dançarinos em trajes elaborados,“Mas bands”(algo como os blocos de Carnaval, no Brasil) e danças alegres nas ruas.

Agosto

Um sinal claro de que o verão está chegando ao fim, é o início da Pacific National Exhibition Fair (PNE – Feira Nacional de Exposições do Pacífico), em Vancouver, e da Canadian National Exhibition (CNE – Exposição Nacional Canadense), em Toronto. É uma tradição visitar todos os anos, os midways com emocionantes montanhas-russas, brincar com os carneys e seus divertidos jogos, assistir a vários concertos e apresentações culturais. O Horse Pavilion (Pavilhão dos Cavalos) com competições de adestramento ao vivo, o Food Building (estabelecimento de alimentação) com novas  e imperdíveis criações a cada ano, o aroma sempre presente de milho caramelizado e de algodão doce … é uma obrigação para crianças de todas as idades.

Setembro 

Cada pequena cidade tende a hospedar sua própria Fall Fair (Feira de Outono) com versões mais simples do que vivenciamos na CNE ou na PNE. São eventos comunitários centrados na generosidade da colheita do outono e nas especialidades locais.

Mas o evento mais significativo em setembro, são as duas semanas em que celebridades da A-List e fãs ansiosos para conhecê-las encontram-se no Toronto International Film Festival (Festival Internacional de Cinema de Toronto). Estreias de filmes, oportunidades de fotos no tapete vermelho, eventos locais importantes … a mídia segue todos os movimentos e as aparições dos famosos chegam às manchetes, assim como os excelentes filmes exibidos a cada ano.

Outubro

 “Zigga, zagga, zigga, zagga, hoi, hoi, hoi!“. Bem-vindo à Oktoberfest! Existem vários grupos de descendentes de alemães no Canadá. Por uma semana, rendem homenagens à sua terra natal. As pessoas vêm de todos os lugares para desfrutar de wiener schnitzel, bratwurst, chucrute e, claro, cerveja, enquanto assistem à dança da polca, acompanhada pela tradicional música de acordeão. Depois de algumas rodadas de “ein prosit” (um brinde), todos entram no ritmo da polca.

Somos diferentes dos nossos vizinhos americanos no que diz respeito a agradecer pela generosidade da colheita e pelas muitas e muitas bênçãos que recebemos. O Canadian Thanksgiving (Dia de Ação de Graças canadense) acontece na 2ª segunda-feira de outubro, mais de um mês antes do que nos Estados Unidos. A festa em si, porém, tem muitas semelhanças: encontros com familiares e amigos, banquetes de peru com todos os acompanhamentos, contando nossas bênçãos com uma fatia de torta de abóbora e chantilly.

Novembro 

Todo dia 11 de novembro, o Canadá presta homenagem àqueles que lutaram pela liberdade que desfrutamos hoje. Todos nós compramos um broche representando uma papoula, para usar na lapela de nosso casaco durante o mês, para homenagear nossos veteranos. Chamamos de Remembrance Day (Dia da Memória). Os americanos chamam de Veterans Day (Dia dos Veteranos), mas o sentimento é o mesmo.

Durante esta série de podcast, falamos muito sobre a beleza multicultural do país. Em nenhum momento isso é mais evidente do que no final do ano, quando uma grande variedade de tradições étnicas recebe igual atenção e respeito. Começa em meados de novembro com o Diwali, o Festival das Luzes da Índia. Durante 5 dias, banquetes suntuosos, doces tradicionais e muitas velas e lanternas culminam com festas de gala e fogos de artifício.

O próximo evento, Chanukah, também é conhecido como Festival das Luzes. Tem uma vigília de oito dias para lembrar a luta do povo judeu pela liberdade religiosa. A cerimônia religiosa de acender os candelabros da menorá, os oito dias de presentes, o giro do dreidel e, claro, as comidas tradicionais judaicas são os destaques mais conhecidos.

Dezembro 

Outro evento significativo é o Kwanzaa, o feriado cultural que foi adotado em todo o mundo para celebrar a família, as comunidades e a tradição africana.

Ao comemorar a temporada, é impossível não se deixar levar pelas maravilhas da festividade. Durante esse tempo, a música natalina, os filmes, o comércio e as trocas de biscoitos não param. As compras de presentes, as preparações de alimentos e os compromissos sociais podem ser exigentes, mas, como dizemos, o Natal chega apenas uma vez por ano!

E assim, estamos de volta ao final de dezembro, encerrando o ano com uma nota muito alegre de amor, alegria e paz. Wash, rinse, repeat (algo como “no próximo ano tem mais”) .

Qualquer que seja a época do ano escolhida para visitar ou se mudar para o Canadá, você encontrará muitos eventos e atividades que vão mantê-lo entretido, enquanto mergulha na cultura e conhece pessoas acolhedoras.

Esperamos que você tenha gostado do episódio de hoje. Dedique um momento para nos dar feedback e um “like” (joinha). Fique à vontade para escutar novamente e compartilhar com amigos e familiares.

Você ouviu Canadian English: Quirky, eh? a série de podcast produzida pela Brazilian Wave Canada. Este projeto foi possível graças ao generoso apoio do Fundo de Periódicos Canadenses. Se você deseja assinar a série e ter acesso aos episódios exclusivos, faça login em waveplus.ca.

Até então, 

Catch you later!                                                                         

Adieu!

Tchau!

Stay healthy!

Ouça todos os episódios (EM INGLÊS)

Você pode escutar os podcasts da Wave nas seguintes plataformas:
Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | JioSaavn | Podcast Addict | Podchaser | Spotify | Spreaker | YouTube