Revista Wave Canadá 103: Desafios de quem for eleito presidente

Por: Redação Wave

O ano de 2022 é importante para os brasileiros. É ano de Copa do Mundo e, também, de Eleições Presidenciais no Brasil

O ano de 2022 é importante para os brasileiros. É ano de Copa do Mundo e, também, de Eleições Presidenciais no Brasil

Copa e Eleições. Eventos eventos totalmente distintos, mas ambos mexem com o coração e a paixão da grande maioria dos brasileiros que vive no país ou no exterior. Torcidas esportivas se misturam a torcidas políticas e os dois temas são frequentemente debatidos em rodas de conversa, com palpites, sonhos, esperanças de vitórias e também discussões sobre os desafios que o país tem à sua frente, nos próximos 4 anos.

A BBC News Brasil fez uma pesquisa direta com especialistas de diferentes áreas. Pediu que eles apontassem quais são os principais problemas do país que o(a) vencedor(a) das eleições presidenciais deste ano terá que enfrentar nos próximos quatro anos.
Cinco áreas tiveram destaque: economia, saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Essas áreas, de acordo com BBC, coincidem parcialmente com as preocupações indicadas pelos brasileiros em pesquisas de opinião pública pelo Datafolha: saúde (22%), violência e economia (15%), desemprego (12%), inflação (10%), e educação (9%). Para os especialistas entrevistados, algumas áreas merecem especial atenção do próximo governo:

1) Economia: Os desafios apontados foram o combate à chamada estagflação, (recessão associada à inflação alta), redução do desemprego e aumento da rede de proteção social para a população mais vulnerável.

2) Saúde: Recuperar o padrão de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e lidar com a demanda reprimida causada pela covid-19; enfrentar o possível surgimento de epidemias que antes estavam controladas; e ampliar as fontes de recursos destinadas para a saúde pública.

3) Educação: Os principais problemas são a melhoria da qualidade da aprendizagem nos ensinos fundamental e médio, combate à evasão escolar e aumento do engajamento do aluno com a escola.

4) Seguranca pública: Na avaliação do pesquisador Renato Sérgio de Lima, que faz parte do Forum Brasileiro de Segurança Pública, mesmo diante da tendência de queda na taxa de homicídios no Brasil, quem assumir o governo em 2023 terá três grandes desafios na área da segurança pública: reestruturar as carreiras policiais e aumentar a integração dos órgãos que atuam no setor; conter o crescimento de facções e milícias; e enfrentar a violência contra mulheres.

5) Meio-ambiente: O desafio é a redução das taxas de desmatamento na Amazônia.

O consenso entre os especialistas ouvidos na pesquisa da BBC News Brasil é de que os desafios apontados são urgentes e, se não forem enfrentados por quem quer que esteja no comando do Palácio do Planalto a partir de 1º de Janeiro de 2023, o Brasil sofrerá consequências no curto, médio e longo prazos.


Fonte: BBC News Brasil, Brasília