Por Michele Santos da Silva
Além da paz e beleza natural proporcionado pelos sete milhões de tulipas distribuídos em 20 hectares, a paisagem dos campos coloridos é uma ocasião para os visitantes capricharem na fotografia, seja ela pessoal, familiar ou artística. O lugar é tão bonito, que inspira pedidos de casamento e declarações de amor. Também, virou ponto de encontro entre fotógrafos profissionais e amadores. Inclusive, os próprios organizadores do evento estimulam essa atividade com a criação de pequenos cenários em meio às flores, premiando a melhor fotografia que é selecionada nas mídias sociais com a hashtag #TulipsOfTheValley.
Para a turista brasileira Livia Galiano Mangilli, 31, estar no festival é uma oportunidade única, especialmente por acreditar que seria difícil prestigiar algo parecido no Brasil. “Para mim é uma experiência inesquecível, pois tudo aqui é lindo, é encantador”, acrescenta.
O evento corre aproximadamente durante 15 dias, no mês de abril, cujas datas variam segundo a previsão do tempo. Apesar de as 30 variedades de tulipas extra-largas serem a atração principal do festival, há outras opções de entretenimento, como os stands para compra de flores e alimentos, assim como os espaços de recreação com atividades para as crianças. Os visitantes também têm a opção de comprar pacotes familiares, os quais oferecem descontos para casais com crianças.
Um negócio familiar que se transformou em potencial turístico
Criado em 2006, o Tulips of Valey vem atraindo um número crescente de pessoas. Até 2015 foram mais de 30.000 visitantes, e a expectativa é que isso aumente.
Kate Onos-Gilbert, idealizadora do festival, diz que apesar do incremento na participação de turistas – de várias partes do Canadá e outros países -, o evento é administrado por ela, o marido, os três filhos e um pequeno grupo de amigos. Contudo, na edição deste ano, ela explica que teve o apoio do distrito de Chilliwack, incluindo o setor de turismo local e o empresarial, cujo esse último doou os prêmios para as competições de fotografia impulsionadas nas mídias sociais.
De acordo com Onos-Gilbert, o festival veio da iniciativa de compartilhar a paisagem dos cultivos floridos com a comunidade. “É maravilhoso ver como a simples ideia de abrir nossos portões se transformou nesse evento. Todos os anos, ficamos ansiosos para ver o deleite das pessoas, que vagueiam em torno de nossos campos de tulipas para registrar esse belo conteúdo em suas fotos e em seus corações”, finaliza.
Mais de 30 mil pessoas já participaram do festival – Crédito fotos: Michele Santos da Silva