O Sucesso de Zezé Di Camargo & Luciano em Toronto.
Por/By Dolores Gontijo
Avisados de que os irmãos falariam com a imprensa separadamente – Luciano antes do show e Zezé logo após o espetáculo – esperamos na sala indicada.
A ansiedade gerada pela expectativa desaparece diante da figura calma e alegre de Luciano. Bem articulado, o cantor responde às perguntas com cuidado e atenção, dissipando a curiosidade de todos de forma simples e direta. Explica-me que faz questão de curtir muito os momentos com a família com a frase – “quem quer faz a hora”. Fala com entusiasmo e descreve a história de como gravaram o recente sucesso, “Defensor”. Ciente do impacto causado pela música, conta que a princípio não tinham noção do tamanho da repercussão, mas que hoje sente-se satisfeito com o resultado.
O show começa com a vibração de um público luso-brasileiro na mesma proporção.
Usando um figurino simples, eles aparecem, o cenário abusa de luzes e telões. O clima esquenta e a plateia enlouquece com a entrada dos dois no palco, Mirosmar José e Welson David incorporam Zezé di Camargo e Luciano em iluminado carisma.
Além de cantarem os seus grandes sucessos, a dupla passeia pela música brasileira cantando de Moacir Franco (“Seu Amor Ainda é Tudo”) a Cazuza (“Faz Parte do Meu Show”), com direito a show de guitarras em duelo no centro do palco.
Imagens brilhantes nas telas, dançarinos, dunas, rendas, fogo, flores, cenários bucólicos e lúdicos se revesam de acordo com o tom da música apresentada. Por mais de uma hora a plateia canta, dança, agita os braços e não se senta. Ocupando todos os espaços, a dupla enche o palco de energia que se espalha como luz pelo ar.
Após o show, e como prometido pela Hollywood Productions, empresa promotora do evento, Zezé di Camargo recebe a imprensa. Vejo o gigante do palco se transformar em um homem comum. Envelhecido a meu ver, mas simpático e educado. Responde a todos observando que ao lado de Roberto Carlos, a dupla é a que possui mais de 100 sucessos no país, entre as 420 músicas gravadas por eles. Totalizam 17 temas de novelas, 40 milhões de discos vendidos, 2 discos gravados em Espanhol e 20 discos de platina só em Portugal. Mostrou-se surpreso com o tamanho da comunidade brasileira no Canadá e com a presença significativa da portuguesa no show. Cita o quanto já cruzaram mares e que até o Japão já teve o prazer em conhecê-los ao vivo. Fala com orgulho da segunda geração de duplas sertanejas brasileiras que os tem como referência em suas carreiras.
Conta-me que em seus 24 anos de carreira é muito difícil eleger uma música que seja a representante de toda a trajetória dos dois, mas afirma que a primogênita de sucesso sempre será a mais lembrada por ter sido o início de uma carreira bem sucedida. “É o Amor”, com certeza é uma das músicas marco de uma nova geração de duplas de cantores populares com pecha rural.
Fim de show em Mississauga rumo a Boston, Zezé de Camargo e Luciano encantaram a plateia que com certeza os espera em breve retorno.