Documentário The Long Rider

Filipe Masetti Leite em jornada a cavalo do Canadá ao Brasil (Foto: divulgação)

Documentário sobre a cavalgada épica de Filipe Masetti Leite. 10 anos percorrendo o continente americano

Por Rosemary Baptista, Hamilton

Tive o prazer de entrevistar Filipe Masetti Leite, estrela do premiado filme-documentário The Long Rider, para a Wave Magazine. Além de ser o cavaleiro mais jovem a cruzar as Américas, Filipe também é jornalista graduado pela Ryerson University em Toronto (hoje conhecida como Toronto Metropolitan University). A jornada épica de 10 anos deste jovem cowboy gerou o livro best-seller “Long Ride Home” e também o filme-documentário que ganhou vida no Dia do Canadá na tela grande de Calgary e com estreia nos cinemas Cineplex e Odeon em todo o Canadá.

Lembro-me de ter conhecido o Filipe durante seu período universitário em Toronto como apresentador do evento Globo International Brazilian Day Canada, na Yonge-Dundas Square. Ele era um raio de luz, emanando a personificação do amor, alegria e felicidade. Sua humildade, alegria de viver e genuinidade de espírito são admiráveis ​​e ficam evidentes neste documentário. Ele é o Embaixador ideal, conectando Brasil e Canadá.
Durante a nossa entrevista, Filipe expressou que herdou seu estilo de vida equestre e amor pela aventura de seu pai, um cowboy, que atuou em rodeios no Brasil. A semente para este capítulo começou germinar na vida de Filipe quando, ainda criança, seu pai leu o livro inspirador de Aime Felix Tschiffely “Tschiffely’s Ride”, como uma história de ninar. O diário de viagem de 1933 de Tschiffely foi um passeio a cavalo bem-sucedido e aventureiro da Argentina aos Estados Unidos. Essa história encorajou o amor de Filipe pela equitação e inspirou seu passeio histórico do Canadá até sua cidade natal no Brasil. Filipe alegou, com um sorriso brincalhão, que sua experiência a cavalo aconteceu antes que ele pudesse andar quando criança.

Uma cavalgada solo por 12 países, do Canadá ao Brasil

Filipe percorreu aproximadamente 13.000 quilômetros de terreno muitas vezes acidentado, clima imprevisível e burocracias políticas conflitantes em inúmeros países diferentes. Sua longa viagem começou em Calgary em 2012, quando ele deixou o terreno durante o evento Calgary Stampede com seus cavalos e seguiu para o sul. Filipe capturou cerca de 500 horas de vídeo, enquanto ele e três cavalos percorriam os 12 países no percurso Canadá, EUA, América Central e América do Sul.

The Long Rider é um filme-documentário motivador e inspirador, lembrando ao público que para viver uma vida com propósito, é preciso encontrar sua verdadeira vocação. Ensina valiosas lições de vida, a importância do planejamento, preparação, fé, amor, família, amizade, desgosto, tristeza, humildade, confiança, companheirismo, desafios, viver com paixão e que é preciso muito trabalho, perseverança e confiança para alcançar nossos objetivos e sonhos.

No Brasil, Filipe foi homenageado no estádio do rodeio, projetado pelo falecido arquiteto Oscar Niemeyer, durante a Festa do Peão de Barretos, no estado de São Paulo. Uma estátua em bronze de Filipe foi feita em sua homenagem e fica do lado de fora do Estádio. No Canadá, Filipe voltou como marechal de desfile do Calgary Stampede em 2020. Esta é uma honra para um cowboy com um sonho. Ele sente que o Stampede faz parte de sua história e família.

Filipe Leite no Calgary Stampede, em Calgary, 2020 (Foto: Divulgação)

O filme estreará no Super Channel e Amazon Prime em outubro de 2022

É gratificante saber que este documentário recebeu críticas fortes e vários prêmios em festivais de cinema. Nos EUA, o documentário e os cavalos chegaram ao Hollywood Boulevard. Houve uma breve divulgação do Produtor Executivo do The Long Rider, Arnon Melo, na estreia do filme em Toronto, que Nelly Furtado, a Pop Star luso-canadense vai fazer o papel da mãe de Filipe na versão cinematográfica do seu primeiro livro Long Ride Home. Ele acrescentou que uma estrela brasileira muito famosa fará o papel de Filipe. No Brasil, desenvolveu uma parceria com a televisão Globo.

Além do filme, Filipe é autor do best-seller “Cavaleiro das Américas”, impresso em português (Harper Collins Brasil 2017) e “Long Ride Home”, em inglês (2018) em seu épico Long Ride do Centennial Calgary Stampede Rodeo to the Latin America rodeio, Festa do Peão de Barretos. A versão em inglês tornou-se um best-seller número 1 na Amazon.ca na categoria Aventura e Viagem. O manuscrito em português ficou 13 semanas na lista dos mais vendidos do Brasil.

Selfie de Filipe Leite com Peter Hawkins, Sean Cisterna e Arnon Melo (Foto: Filipe Leite)

The Long Rider é dirigido por Sean Cisterna, um premiado diretor e produtor de cinema canadense da cidade de Orillia, em Ontário. A produção executiva é assinada pelos empresários canadenses Arnon Melo e Peter Hawkins, proprietários da MELLOHAWK Logistics Inc.

Peter Hawkins, Clara Deval, Filipe Leite, Sean Cisterna e Arnon Melo (Foto: divulgação)

O filme é o tipo de produção que atrai seu interesse e foco do começo ao fim, como um clássico de grande sucesso, que você pode assistir repetidamente. As exibições nos cinemas Cineplex e Odeon já estão concluídas, mas você ainda pode adicionar o filme à sua playlist, pois ele estreará no Super Channel e Amazon Prime em outubro de 2022.

Parabéns Filipe Masetti Leite, Clara Deval, Sean Cisterna, Arnon Melo e Peter Hawkins, e a Família Leite no Brasil por esta produção de obra-prima!