
Em 2003, o escritor e professor de literatura aposentado, José Mauro da Costa, reuniu um grupo de amigos e lançou, em Belo Horizonte, uma antologia com poemas que marcaram a vida de cada um. “Ouvindo Estrelas” foi editado e distribuído gratuitamente em praça pública. E assim nasceu o projeto Livro de Graça na Praça, um evento literário com lançamento de concursos para seleção de novos autores, participação de escritores consagrados, publicação e distribuição gratuita de uma obra original em praça pública, com a presença da população local e participação dos autores.
Nos últimos 20 anos, Livro de Graça na Praça promoveu 10 concursos literários a nível nacional e distribuiu mais de 400 mil exemplares em diversas cidades do Brasil, como Uberaba, Uberlândia, São Lourenço, Crato e Manaus. Em Belo Horizonte, onde o evento é realizado anualmente, foram 23 títulos, sendo 5 de literatura infantojuvenil. Cerca de 300 escritores de todo o Brasil participaram altruisticamente do Livro de Graça na Praça. Entre eles, além de autores estreantes que tiveram seus contos selecionados em concursos, escritores como Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Olavo Romano, Ailton Krenak, Fábio Lucas e Sérgio Duarte, ex-embaixador do Brasil no Canadá.
Somando o público presente nos eventos e leitores, o projeto atingiu uma marca próxima de 3 milhões de pessoas. Agora, em setembro, mais uma obra será lançada e distribuída gratuitamente em praça pública. Com 26 autores, Mitologia é o título e o tema do livro de 2022.
Em 2013, com o apoio logístico do Harley Vianini, foi realizada uma apresentação do projeto Livro de Graça na Praça para a cidade de Toronto. Entre os convidados, representantes da imprensa brasileira e portuguesa e o embaixador Afonso Cardoso e sua esposa, Solange Escosteguy.
Em entrevista concedida aos jornalistas Juliano D’Lucca e Ziko Pereira, o projeto mereceu o apoio do então Cônsul-Geral do Brasil em Toronto. Infelizmente, logo após o evento, o embaixador foi transferido para outro país e o projeto não obteve a continuidade esperada. No ano seguinte, uma proposta foi entregue ao novo Cônsul-Geral, embaixador José Vicente Pimentel, mas não foi dado retorno.
Em 2018, a convite da promotora cultural Arilda de Oliveira, foi realizada uma amostra do Livro de Graça na Praça no Pavilhão Brasileiro do Carassauga Festival. Com a colaboração da Ângela Crico, do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, e de autores brasileiros que enviaram suas obras, foram distribuídos centenas de livros em português, principalmente de literatura infantojuvenil.
Para as crianças brasileiras ou filhas de brasileiros, faz-se necessário o contato continuado com a língua portuguesa, em especial com a linguagem escrita. No Canadá, mesmo quando o português é usado no ambiente familiar, ele restringe-se à oralidade e o universo linguístico da criança fora de casa é, majoritariamente, vivenciado na língua local.
Em sua versão dirigida ao público infantil, Livro de Graça na Praça vem ao encontro da necessidade de um acesso cada vez maior, e mais prazeroso, da criança que vive em um país estrangeiro, com a língua e a rica literatura infantil brasileira.
Além de poder contribuir para o letramento da criança brasileira no exterior em língua portuguesa, o Livro de Graça na Praça tem por finalidade democratizar e difundir o gosto pela leitura, possibilitar a interação entre o autor e o leitor e, em especial, promover a cultura literária.
Alguns pontos contidos no projeto Livro de Graça na Praça para Toronto
Objetivos
- Fortalecer os vínculos linguístico-culturais entre os pequenos brasileiros e suas famílias residentes no exterior com a cultura e a literatura brasileira.
- Contribuir para o letramento da criança brasileira no exterior em língua portuguesa.
- Promover a inclusão cultural.
- Identificar e revelar novos autores.
- Possibilitar a interação entre o autor e o leitor.
- Democratizar e difundir a cultura letrada.
Atividades
- Concurso literário junto às comunidades de língua portuguesa.
- Edição e publicação de livro de contos infantis.
- Distribuição gratuita de exemplares para bibliotecas e instituições culturais das comunidades brasileira e portuguesa.
- Evento em praça pública com a distribuição gratuita do livro com a presença dos autores para conversar e autografar os exemplares.
- Outras atividades afins, tais como contação de histórias, teatro e brincadeiras em parceria com entidades culturais da comunidade, como o Ciranda Brasileira.
Outras informações, no blog livrodegracanapraca.blogspot.com ou pelo e-mail [email protected]