
Cidade à beira-mar oferece custo de vida acessível, muita natureza e clima ameno
Cidade com centro antiguinho, localizada perto do mar e com muita vida selvagem para apreciar. Esta é Nanaimo, em Vancouver Island. No entorno da cidade vive a advogada Fabiana Ribeiro com o marido e as duas filhas. Ela conta que o lugar tem uma natureza abundante e todos os serviços de que precisa, além de infraestrutura de lazer para as crianças, como centros recreativos, piscinas públicas e parques. A ida para a região não foi por acaso. “Meus sogros moram por estes lados, por isso fazia mais sentido virmos para cá”, conta.
Apesar de não estar em um grande centro, a cidade tem acesso fácil para municípios maiores. Lá existe um serviço de balsa que sai direto para Vancouver e o trajeto demora cerca de uma hora e meia.
Quando se mudou de vez para o Canadá, em 2016, Fabiana foi com a família direto para Vitória, a capital da Colúmbia Britânica, que também fica na ilha, onde ficaram por três anos. Porém, esta não havia sido a primeira vez que a brasileira tinha pisado no país. Quando era adolescente, ela passou uma temporada em Toronto, para aperfeiçoar o inglês, mas não imaginava que anos depois retornaria, desta vez como residente permanente. A decisão de mudar para fora do Brasil surgiu depois de um assalto a mão armada sofrido no Rio de Janeiro. Como seu marido é canadense, a família partiu em busca de mais segurança no novo destino.
Fabiana diz que a adaptação à cidade foi difícil no começo. Na época, sua primeira filha ainda era bebê e a falta de rede de apoio e de ajuda em casa tornava a rotina mais pesada “Meu marido trabalha em navio, embarcado, e acaba passando bastante tempo longe de casa”, afirma. Por essa razão, a advogada chegou a sair do Canadá por um tempo, mas retornou em 2020, já que a pandemia da covid-19 vinha impondo diversas restrições e seria melhor estar em solos canadenses naquele momento. Foi procurando imóvel para comprar que Fabiana escolheu os arredores de Nanaimo. “Em Vancouver e Vitória os preços das casas eram bem mais altos, para espaços muito menores. Aqui temos uma área boa para as crianças brincarem por um valor muito mais acessível”, diz.
Exercer a maternidade no Canadá ainda é um grande desafio para Fabiana como imigrante. Com filhas pequenas e sem ajuda em casa, ela acaba tendo de dar conta de tudo sozinha. Como grande parte dos brasileiros que se aventuram em um outro país, a saudade da família, do sol e do calor humano são coisas que fazem falta para ela. A pandemia também cooperou para um maior isolamento. Agora, com a flexibilização das regras de socialização possível após a vacinação contra a covid-19, a advogada pôde encontra-se com o grupo de brasileiros que também vivem pela região. “Temos um grupo de whatsapp e agora nos vemos com frequência, o que está sendo bem gostoso”, conta.
Sobre Nanaimo e arredores
A cidade de cerca de 80 mil habitantes é uma das mais antigas da província. Situada na costa leste da ilha, ela conta com uma universidade, a Vancouver Island University, e estabelecimentos para atendimento ao turismo na região, como restaurantes de comidas do mar, lojas de lembrancinhas e hospedagens de todos os tipos. Apesar disso, a região ainda é pacata.
“Esta área em que moro não é muito agitada. Eu estava acostumada com o Rio de Janeiro. Então se por um lado ganhamos muito em qualidade de vida, segurança e tranquilidade, por outro ainda gostaria que houvesse um pouco mais de animação, como um centro movimentado para andar, com restaurantes, lojas para e locais de música ao vivo”, afirma.
Sobre a receptividade da população, a brasileira é só elogios. Ela diz sentir que os canadenses têm uma cultura mais inclusiva e que trata bem aos imigrantes. “São todos muito educados e respeitosos”, conta. Sentir que está criando as filhas em um ambiente sem a violência que enfrentou no Brasil é uma das coisas mais valorizadas por Fabiana. “Como em qualquer centro, vemos moradores de rua e problemas com drogas, infelizmente. Mas não vivemos com medo de sermos assaltados”, diz.
Em termos de infraestrutura, há clínicas de atendimento médico em Nanaimo e hospital. A lista de espera para conseguir um médico de família pode ser grande, problema que é relatado por outros brasileiros que vivem em cidades diferentes de BC. A filha mais velha de Fabiana já frequenta a escola pública mais próxima de sua casa. “É interessante como a educação é diferente da que eu tive no Brasil. Minha filha não faz lição de casa, por exemplo, não tem caderno de caligrafia e o foco não é passar um monte de conteúdos, como eu tive na minha infância. Dizem que a escola aqui prepara para a vida, não apenas para entrar em um curso superior. As escolas, assim como as universidades, são muito boas”, diz ela.
O clima na ilha de Vancouver é considerado um dos melhores do país, apesar da grande quantidade de chuva por ano. Entre as atrações, o Englishman River Falls Park é um destino bastante procurado por causa das cachoeiras. Já Neck Point Park é um parque à beira-mar em que é possível avistar muitos animais da região, principalmente de vida marinha, como orcas, leões marinhos e lontras. O MacMillan Provincial Park é conhecido pelas trilhas em meio às árvores imponentes, que chegam a medir até nove metros de circunferência. Westwood Lake Park é um parque ao redor de um lago, em que a população costuma fazer caminhadas pelas trilhas. Lá existe uma área para nadar que conta com salva-vidas. Perto de Nanaimo, na comunidade de Parksville, existem praias de areia e um mar que forma piscinas naturais na maré baixa.
Para as crianças, Fabiana destaca entre os atrativos os museus de Nanaimo e Parksville, Butterfly World – que é um borboletário em Parksville que recria o ambiente natural das espécies –, Superior Farms Miniature Animals, em Lantzville – uma fazendinha em que as crianças podem interagir com os animais – e Departure Bay, que é uma praia de areia e pedras frequentada por praticantes de caiaque e para quem deseja explorar o litoral local. Por lá é possível ir para outras ilhas da região, como Newcastle, Jesse, Snake e Brandon Islands.
Como visto, há muito o que se descobrir nesta ilha que abriga Vitória, Nanaimo e outras pequenas cidades. Fugindo do clichê canadense de frio extremo e muita neve, Vancouver Island provê uma série de outras experiências, como passeios para ver animais marinhos e as belezas da natureza costeira.
Leia outras reportagens de Fernanda Salla, da série Columbia Britânica não é só Vancouver, um projeto apoiado pelo Local Journalism Initiative (LJI), iniciativa responsável por fomentar a criação de produções jornalísticas sobre comunidades de todo o Canadá.