Wave 104: A onda de pets no Canadá

Nos últimos cinco anos, a população de animais de estimação vem aumentando muito no Canadá (Foto illustrativa CC)

E m 2023, vamos abrir novas frentes. A pedido de nossos leitores e, já começando neste número de Natal e Ano Novo, mergulhamos no mundo dos animais de estimação, os pets.

No Canadá, mais da metade das pessoas (56%) têm pelo menos um animal de estimação em suas casas. E não é novidade para ninguém que os pets desempenham um papel importante na vida das pessoas e ocupam um lugar especial nos corações de seus tutores. Animais de estimação como cães e gatos, os pets mais populares no Canadá e no mundo, têm sido há muito bons companheiros e parte de muitas famílias.

Nos últimos cinco anos, a população de animais de estimação vem aumentando muito no Canadá. Isso reflete uma necessidade de companhia e bem estar a uma população que está envelhecendo. Também, há o que se chama de geração de pets da pandemia: 3% dos canadenses que não possuíam um animal de estimação anteriormente adquiriram um nesta fase.

De acordo com o instituto de pesquisa Abacus, cerca de 900.000 adultos canadenses adquiriram um primeiro animal de estimação desde o início da pandemia. Os resultados mostram, também, que os animais de estimação trazem alegria para muitos lares e são frequentemente considerados como parte das famílias.

A presença de animais de estimação é maior em Quebec, no Canadá Atlântico e em Ontário. É menos prevalente nas pradarias e em BC. Em todo o Canadá, o número de pessoas possui um gato ou um cachorro é bem equilibrado – 32% dos canadenses tem um cachorro e 31% um gato. Em menor quantidade estão os peixes (6%), roedores (3%) ou pássaros (3%).

Em todo o Canadá, o número de pessoas possui um gato ou um cachorro é bem equilibrado (Foto ilustrativa CC)

Curiosamente, a idade das pessoas não interfere no gosto por gatos ou cachorros. Aqueles com menos de 44 anos são tão propensos a terem um gato ou cachorro, quanto os de 45 anos ou mais. As mulheres são ligeiramente mais inclinadas a terem um animal de estimação do que os homens (59% vs 54%). Quanto à preferência por gatos, elas também estão à frente (36% vs. 28% entre os homens).

O amor pelos pets não se limita aos canadenses. Pessoas de todo o mundo também demonstram um carinho especial por seus bichinhos. Muitos trazem seus animais de estimação como parte da família ao imigrar para o Canadá. Outros compram ou adotam quando a vida já está mais organizada.

A título de curiosidade, e para os brasileiros no Canadá que são apaixonados por pets, o grupo do Facebook Pet Brazukas no Canadá conta com 10,4 mil membros (em dezembro 2022) que compartilham o mote: “Esse é o grupo para você que tem seu pet como membro da família e que está morando no Canadá! Troque ideias com quem mora com seus bichinhos na terra das oportunidades!”

Você é também um “pet afficcionado?” Siga a WavePETS em 2023 e mergulhe no mundo dos pets.