Wave 104: Planejamento para a educação

Como o Canadá pode ajudar a impulsionar oportunidades para o futuro de nossas crianças

Todo final de ano somos lembrados da Black Friday e Cyber Monday. Também, da contagem regressiva para a chegada do Natal – e das compras. São muitas as tentações para gastarmos o nosso dinheiro que trabalhamos tanto para ganhar!

Fazer boas escolhas com relação a destinação do nosso dinheiro é fundamental – mas como novos imigrantes no Canadá navegar pelo sistema bancário e opções de contas e investimentos se torna ainda mais desafiador. A Educação, ou “letramento” financeiro, se faz ainda mais importante para nós – recém-chegados nas terras do Norte – para alcançarmos nossos objetivos de curto ou longo prazo.

Antes de extrapolarmos com os gastos recorrentes ou de fim de ano, devemos organizar uma estratégia para, disciplinadamente, pouparmos para o futuro. Isto deve estar no topo da nossa lista de desejos! Principalmente, quando podemos contar com fundos e recursos adicionais vindos do Governo para impulsionar e recompensar, ainda mais, os nossos esforços.

Para as famílias com crianças – estar preparados para despesas relacionadas à Educação Pós-Secundária, quando sabemos que os custos com Educação no futuro tendem a aumentar ainda mais – é uma questão de prioridade.

Planos RESP (Registered Education Savings Plans) podem ajudar as famílias, tornando os savings para Educação simples e fáceis. Permitindo retorno de investimento potencializado pela característica de que a rentabilidade dos planos fica protegida da cobrança de impostos, além do acesso aos Grants (Subsídios) oferecidos pelo Governo do Canadá.

Cada criança canadense, ou residente permanente no Canadá, se qualifica para recebimento de valores que podem chegar a um total de até $ 9,200 através de planos RESP. Quanto mais cedo a família inicia, mais tempo se tem para contribuir de forma mais leve, com valores que cabem no bolso da família, atraindo os subsídios disponíveis, e tendo benefício da rentabilidade pelos juros compostos potencializada pela isenção de impostos. Os nossos depósitos no RESP atraem Grants do Governo até o ano em que nossos filhos completam os 17 anos de idade.

Como mãe – acredito que esse seja o melhor “presente de papai-noel” que posso oferecer para minhas filhas, com uma mãozinha e benefícios adicionais do Governo.