Wave 104: Tradição no Açores. O menino mija?

P ara quem não conheçe esta tradição açoreana, a expressão desperta, pela peculiaridade, um sorriso. Depois, surge uma grande curiosidade de saber mais sobre isso. Estamos falando da celebração “O menino mija?”

O Natal, além de ser uma celebração religiosa que simboliza o nascimento do menino Jesus, é um momento especialmente dedicado à reunião da família e dos amigos. Nos Açores, além das celebrações reconhecidas internacionalmente, existe a tradição: “O menino mija?” Essa tradição aluziva à essa época de Natal e passagem de ano, é uma manifestação autêntica e que demonstra bem o sentido de fraternidade e partilha dos açorianos.

Para conhecermos a origem dessa tradição, recorremos ao portal Açores Natureza Viva, que explica a celebração. Entre o dia 24 de dezembro e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis), vários grupos de homens e mulheres vão de casa em casa, visitando familiares e amigos. Essas visitas são marcadas, essencialmente, pela degustação de doces e licores tradicionais, da época e da região. Os anfitriões expõem na mesa de suas casas, o que têm de melhor para oferecer. Os convidados, inesperados ou não, antes de entrarem na casa que vão visitar perguntam “o menino mija?”. Esta expressão significa que gostariam de provar uns saborosos doces de Natal e beber uns “calzins” – expressão açoriana para bebidas alcoólicas.

Mas, segundo os açoreanos, a expressão tem um significado muito maior. Ela expressa o sentimento de que as pessoas estão sempre prontas para receber os seus entes queridos, abrindo as suas portas e partilhando o que têm nesta época natalícia. Há sempre algo a oferecer: licores, figos secos, laranjas, torrão de amendoim, coco, e caioca (chuchu) com casca de tangerina. Além desses, os típicos “chocolatinhos” e o bolo de natal. A presença dos cítricos laranja e tangerina, para além de ser um ótimo acompanhante depois daquele “calzim” mais forte, passa pela importância do Ciclo da Laranja, em meados de séc. XVIII e XIX, na economia dos Açores.”

Muitas pessoas têm ainda a tradição de produzir os seus próprios licores e aguardam por esta época para dar a provar às outras pessoas. Licores de café, tangerina, leite, maracujá, amora e de aniz são alguns dos mais populares. É uma tradição autêntica e que bem demonstra o sentido de fraternidade e partilha dos açorianos.