Wave 105: Bem-vindo ao Ano do Coelho. 2023 ou 4721?

A nova onda do animalzinho peludo

O ano de 2023, ou 4721 na cultura chinesa, é o Ano do Coelho. Representa para muitos fertilidade e recomeço de vida. Traz também felicidade e riqueza.

Os chineses relacionam cada ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa. São eles: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco. O ano de 2022 (ou 4.720) foi o ano do Tigre. Agora, o Coelho irá reinar durante 12 meses.

A presença e influência cultural chinesa no Canadá é grande, com uma comunidade sino-canadense representando 4,6% da população (de 36 milhões de habitantes do país). A maioria dos canadenses descendentes de chineses está concentrada nas províncias de Ontário e Colúmbia Britânica. Existem 679.725 chineses na área da Grande Toronto, segundo o censo de 2021, perdendo apenas para a cidade de Nova York como a maior comunidade chinesa na América do Norte.

Assim, não é à toa que todos os anos ficamos atentos às celebrações de ano novo e ao animal que representará o novo ciclo de 12 meses do calendário chinês.

Com a chegada do Ano do Coelho, uma onda de paixão pelo animalzinho peludo tem invadido as comunidades chinesas por todo o mundo. O mercado tem sido inundado por produtos e bijuterias com desenhos e formatos de coelhos, receitas de coelho nos restaurantes, coelhos de estimação à venda nas ruas, roupas estampadas com coelhos, coelhos de plástico enfeitando vitrines de lojas, entre outros.

A alegria é compreensível pois, depois das catástrofes naturais cuja responsabilidade muitos atribuem ao Tigre (signo que regeu o ano de 2022), o Ano do Coelho, segundo fonte do Museu do Oriente, será auspicioso, próspero, cheio de felicidade e muito amor. É também um ano associado à competência, muita atividade e riqueza.

Por conta desse novo ciclo, nota-se um aumento na procura por coelhinhos como animais de estimação. Mas é importante que se atente aos cuidados que esse bichinho tão bonitinho e charmoso exige.

Coelhos de estimação requerem responsabilidade

Antes de comprar ou adotar um animal, é fundamental saber mais sobre eles. Alan Maia, profissional com mais de 20 anos de experiência na área de pet no Brasil, ressalta cinco pontos importantes a serem considerados:

  • Conhecer todas as necessidades do tipo de coelho escolhido, pois há variações entre eles;
  • Pesquisar valores de ração, gaiola e veterinário especializado, pois estes costumam ser mais caros;
  • Verificar se o tutor tem condições financeiras e disponibilidade para os cuidados a longo prazo. Vale lembrar que um coelho vive, em média, por 10 anos;
  • Avaliar se há espaço suficiente para o pet;
  • Saber se todos os moradores da casa do novo tutor concordam com a vinda do animalzinho.

Para saber detalhes sobre os cuidados com coelhos, visite o site agriculture.vic.gov.au

Visite o site WavePETS.ca e mergulhe no mundo dos animais de estimação.