Todos nós pagamos impostos, mas a maioria de nós não pensa em quais faixas de impostos federais e provinciais nossa renda se enquadra. No entanto, é importante entender como as faixas se dividem. Isso porque, saber essas informações permite estimar quanto imposto você deve sobre sua renda de 2022, especialmente se você trabalha por conta própria ou tem uma atividade lateral e ainda não pagou imposto sobre a sua renda. É o que nos alerta o site MoneySense.
Os números da faixa de imposto canadense e provincial dão a você a oportunidade de reservar dinheiro para pagar essa conta de imposto. Segundo site MoneySense, “o conhecimento antecipado do montante a ser pago de imposto ajuda você a descobrir se deve aumentar suas contribuições registradas para o plano de poupança para aposentadoria (RRSP), com o objetivo de reduzir seu saldo de aviso de avaliação (NOA) devido a zero – e talvez até obter um reembolso.
No âmbito geral, as faixas de imposto especificam a porcentagem de imposto que devemos pagar, com base em quanto dinheiro ganhamos no ano. O Canadá tem um sistema tributário progressivo, de acordo com os ganhos, em vez de um sistema plano onde todos pagam a mesma porcentagem. Então, aqui, as pessoas com renda mais baixa pagam uma porcentagem menor, e as taxas aumentam progressivamente para os que ganham mais por meio de diferentes faixas de imposto. Em outras palavras, quanto mais você ganha, mais impostos paga sobre seus ganhos.
A tabela a seguir apresenta as faixas de renda para o imposto federal. O Canadá tem cinco escalões de impostos federais com diferentes alíquotas e, como também pagamos impostos ao governo provincial ou territorial onde moramos, cada um deles tem seus próprios escalões de impostos. Para quem quer fazer uma estimativa antecipada do imposto federal e provincial a ser pago, relativo ao ano de 2022, vale uma consulta ao site MoneySense, que apresenta detalhes e exemplos para diferentes faixas e províncias.

Fonte: moneysense.ca/save/taxes/tax-brackets-in-canada