Wave 105: Entrevista com Aline Dalcin, autora do livro “Os 12 passos para uma vida feliz”

O início do ano é uma época na qual as pessoas renovam as suas esperanças, fazem promessas de todos os tipos e se propõem a cumprir algumas que não conseguiram no ano que passou. Porém, trilhar o caminho para a felicidade e realização dos desejos e sonhos nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve desafios, contratempos e muitas vezes faz as pessoas alterarem a rota planejada.

Para facilitar essa trajetória, a comunicadora e escritora brasileira Aline Dalcin, 40 anos, se especializou em ajudar pessoas a obterem o autoconhecimento que, segundo ela, é algo bastante poderoso e que ajuda nessa conquista de uma vida plena e feliz. E ela destaca ainda que a utilidade desse precioso instrumento é válida para sempre. “O autoconhecimento é útil todos os dias, anos e ciclos da nossa vida.” – afirma.

Aline também pontuou estratégias que podem ajudar nesse processo e as colocou no livro “Os Doze Passos Para Ter Uma Vida Plena”, que será lançado em breve.
Ela defende a ideia de que devemos fazer as nossas escolhas e ter a certeza disso em 100%, ou caso contrário elas não darão certo e muito menos o resultado que esperamos. “Quando decidimos 100% de algo, o Universo já começa a conspirar a nosso favor, pois já estamos em sintonia com aquela decisão ou escolha” – enfatiza.

Aline acha que as pessoas devem sonhar, mas fazer também movimentos internos e externos para concretizar este desejo. “Sonhamos e realizamos, porém tudo precisa ser construído em nossa vida, tijolinho por tijolinho. Não existe algo que não deu certo, existe aquilo do qual desistimos. Então, a perseverança, a disposição e a resiliência precisam estar impregnadas na pessoa. Para conseguir o que se quer, a pessoa tem que estar nesse caminho e não deve desistir, mas usar todo e qualquer obstáculo para crescer e claro, com muita fé, pois esta precisa ser maior do que o medo” – diz. Não existe algo que não deu certo, existe aquilo do qual desistimos. Então, a perseverança, a disposição e a resiliência precisam estar impregnadas na pessoa. Para conseguir o que se quer, a pessoa tem que estar nesse caminho e não deve desistir, mas usar todo e qualquer obstáculo para crescer e claro, com muita fé, pois esta precisa ser maior do que o medo” – diz.

Ela destaca ainda que os indivíduos devem ser positivos e os aconselha a elevar sempre a sua vibração com coisas boas. “Eu acredito que as pessoas devem saturar o seu subconsciente com tudo aquilo que as eleva, cuidar dos pensamentos e do que falam, fazendo uma reprogramação mesmo, como uma ‘mindset positiva’. Devem elevar a vibração sempre, pois são seres energéticos, seres vibracionais e tudo é vibração e atração” – conclui.

ENTREVISTA COM ALINE DALCIN

WAVE – O início do ano é um tempo de renovação, um período no qual a esperança toma conta das pessoas e elas fazem muitas promessas. Você acha que o autoconhecimento é importante para que elas consigam realizar estes desejos e sonhos?
ALINE DALCIN – O final de cada ano é sempre um findar de introspecção, um tempo para desapegar de crenças, hábitos e padrões que não nos elevam. Já o começo de cada ano é o momento de colocarmos todo esse ciclo em ação, com movimentos internos e externos. Então, o autoconhecimento é útil todos os dias, anos e ciclos da nossa vida.
Na verdade, tudo o que a gente escolhe se não for 100% não irá acontecer. Se não fizermos estes movimentos, não haverá mágica, pois existe todo um processo. Por isso, temos o poder de uma decisão, né? Quando decidimos 100% de algo, o Universo já começa a conspirar a nosso favor, pois já estamos em sintonia com aquela decisão ou escolha. Então, nós não somos vítimas do acaso, mas os responsáveis por criar a nossa própria realidade. Porém, a maioria das pessoas não sabe disso. Portanto, o autoconhecimento é muito importante para isso, pois se autoconhecendo a pessoa saberá como funciona esse Universo onde estamos imersos.

WAVE – Como surgiu a ideia de trabalhar com esse tema?
ALINE DALCIN – Há 10 anos, eu percebi o quanto nós, seres humanos, não usávamos a nossa mente, o nosso corpo, as nossas palavras e a nossa vida a nosso favor. Então, quando nós expandimos a consciência e entramos para o mundo do autoconhecimento, conseguimos caminhar melhor nessa jornada que se chama vida.

WAVE – Trabalhar o autoconhecimento influenciou algo de positivo em sua vida?
ALINE DALCIN – Com certeza. Eu tenho 40 anos e há uma década eu me dedico ao autoconhecimento e desenvolvimento humano. Isso fez tanto sentido positivamente em minha vida, em todos os pilares, como a saúde, os relacionamentos e a questão financeira, que é algo que eu precisei repassar para as pessoas, bem como eu aprendi na graduação de Pedagogia. O conhecimento adquirido e não passado adiante não vale de nada. Então, a minha a missão é levar a importância do autoconhecimento e desenvolvimento humano para as pessoas. É como eu sempre digo: “Conhecimento é poder, porém autoconhecimento é mais poderoso ainda, e reconhecer-se é exponencial!”.

WAVE – De que maneira você chegou aos 12 passos para uma vida plena, que é o tema do seu livro que será lançado em breve?
ALINE DALCIN – O meu livro “Os Doze Passos Para Ter Uma Vida Plena” será lançado no primeiro trimestre de 2023 e eu compilei aquilo que seria o suprassumo das ideias grandiosas para usarmos na vida. São 12 passos para você criar ideias para a sua vida, a partir da sua perspectiva, experienciando isso. Eles não são uma ciência, um método ou uma filosofia, mas uma maneira de experienciar a vida, algo que eu usei e uso para a minha vida, algo que eu vi e vejo o quão grandiosos são e essa é a mensagem que eu levo para o mundo.

Eu deixo para vocês uma prévia dos 12 passos para uma vida plena:

  1. Cuide da saúde
  2. Tenha relacionamentos saudáveis
  3. Seja claro e objetivo
  4. Observe, sinta e crie
  5. Cooperação e parcerias
  6. Inteligência emocional
  7. Bom senso
  8. Eu me compraria?
  9. Adaptação e flexibilidade
  10. Mova-se interna e externamente
  11. Persona magneto positiva
  12. Resiliência plena

WAVE – Quais desses passos você considera os mais difíceis para as pessoas conseguirem atingir e por quê?
ALINE DALCIN – Eu acredito que seja o último passo: a Resiliência Plena. Isso porque aqui é o planeta Terra escola, é um planeta hostil, é muito doloroso, porém o sofrimento é opcional. Então, cada adversidade que chegar em nossa vida e nós tivermos uma resiliência plena, além de humildade para aprender com cada uma delas, será importante pois nos fará crescer como seres humanos, como seres espirituais, como seres sistêmicos, como seres integrais. Eu acredito, portanto, que este é o último passo, mas quem o aprende conseguirá operar a sua vida de uma maneira plena, o máximo possível aqui nessa existência.

WAVE – Você acha que inspirar pessoas é um dom que nasce com o indivíduo ou existe uma receita para realizar essa difícil tarefa?
ALINE DALCIN – Eu acredito na arte de lidar com pessoas, que é uma das mais grandiosas do mundo. Porém, é a mais difícil, porque a mente humana é muito complexa, o ser humano é muito complexo. Porém, quem se dedica a estudar o comportamento humano, sabe como usar a sua vida a seu favor e como lidar com as pessoas. Não existem pessoas difíceis, mas pessoas que não ressignificaram a sua vida. Então, é somente uma questão de dedicação e de estar disposto a fazer esse caminho, persistir e perseverar, além de ter as seguintes questões em mente: “Deixa eu ver o que posso fazer com tudo isso?”, “Deixa eu fazer tudo isso da melhor maneira possível”, “Qual o legado que eu posso deixar? O que eu posso deixar para o mundo?”. É isso o que eu penso.

WAVE – O que as pessoas nunca devem fazer e que irão atrapalhar a realização de um sonho ou objetivo?
ALINE DALCIN – Primeiramente eu acredito que os sonhos somente sonhados são apenas sonhos. Mas, em relação aos sonhos realizados, aí sim podemos entender que foram utilizados os movimentos internos e externos. Sonhamos e realizamos, porém tudo precisa ser construído em nossa vida, tijolinho por tijolinho.
Não existe algo que não deu certo, existe aquilo do qual desistimos. Então, a perseverança, a disposição e a resiliência precisam estar impregnadas na pessoa. Para conseguir o que se quer, a pessoa tem que estar nesse caminho e não deve desistir, mas usar todo e qualquer obstáculo para crescer e claro, com muita fé, pois esta precisa ser maior do que o medo. E assim, o que você pensa você cria; o que você sente você atrai e o que você acredita você realiza.

WAVE – Quais são os conselhos para o início do ano que você dá às pessoas que desejam atingir as suas metas e realizar os seus sonhos?
ALINE DALCIN – Eu acredito que as pessoas devem saturar o seu subconsciente com tudo aquilo que as eleva, cuidando dos pensamentos e daquilo que falam, fazendo uma reprogramação mesmo, como uma “mindset positiva”. Devem elevar a vibração sempre, pois somos seres energéticos, seres vibracionais e tudo é vibração e atração.
A lei da atração é o seguinte: atraímos aquilo que somos. Então, se atraímos coisas ruins é porque estamos em uma baixa vibração. Por isso, é preciso elevar, elevar e elevar a nossa vibração e observar, pois dessa forma saberemos o que estamos vivendo, se estamos em uma frequência boa e elevada. Se somente as coisas ruins nos encontram, como adversidades, conflitos, desarmonia, etc. é porque estamos em uma vibração baixa. E para nos dar suporte nesse momento, existem muitas ferramentas, como livros, terapias, entre outras coisas que poderão ensinar isso.

Então, eu te convido a fazer esse caminho do autoconhecimento e desenvolvimento humano, elevar o teu ser, o teu espírito, pois o nosso corpo é a expressão do nosso espírito e o homem é feito de suas crenças. Por isso, eu te pergunto: “As suas crenças te elevam?” Se a resposta for não, ressignifique, mude, transforme-as por outras que possam te elevar, pois elas são paradigmas, são a verdade do que acreditamos. Então, “No que você acredita?”


Visite o site WavePETS.ca e mergulhe no mundo dos animais de estimação.