Wave 105: Esqui cross country. Atividade para toda a família

Quando se trata de esportes de inverno as primeiras atividades que vêm à cabeça da maioria dos brasileiros são a patinação no gelo, snowboard e esqui alpino, certo? Muitos nem nunca ouviram falar do esqui cross country. No entanto, há inúmeras razões para a popularidade dessa modalidade de esporte aqui no Canadá.

Mas, se você nunca experimentou antes, pode estar se perguntando por que as pessoas adoram esse esporte?

Primeiro, você não precisa ser atleta para apreciar o esporte. Basta ter interesse e disposição para aprender as técnicas básicas e investir um pouco em um equipamento adequado, que pode ser comprado ou mesmo alugado. Segundo, e o melhor, é uma atividade que dá para ser curtida junto com toda a família. Terceiro, é uma atividade saudável e barata.

O que é o esqui cross country?

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve – CBDN identifica o esqui cross country como um esporte de resistência, no qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a Clássica e a Skating. Na primeira, os atletas percorrem trilhas previamente preparados, com os skis paralelos entre si. Já a técnica Skating é mais veloz do que a Clássica, na qual o atleta “empurra” o esqui para “fora” em um ângulo de 45 graus. Foi desenvolvida na década de 70, a partir dos movimentos da patinação no gelo.

Exercício de baixo impacto e saudável

Existem muito poucos esportes que não envolvem atividade física e o esqui cross country não é exceção. No entanto, ao contrário de muitos outros, é uma forma de exercício de baixo impacto e que favorece a saúde das articulações, já que o movimento de deslizamento suave e os movimentos graduais não exercem muita pressão sobre as mesmas. Isso o torna uma ótima forma de exercício para se manter saudável e com baixo risco de lesões. É também reconhecido como um ótimo exercício cardiovascular.
Um artigo publicado no Globe and Mail descreve um estudo onde pesquisadores na Suécia e na Ball State University, em Indiana, EUA, reuniram dois grupos notáveis de homens octogenários. Todos os voluntários eram saudáveis, viviam de forma independente e eram capazes de completar um teste de exercício vigoroso até a exaustão. A diferença era que um grupo era composto por esquiadores cross-country ao longo da vida que treinavam de quatro a seis vezes por semana, enquanto o outro grupo não fazia nenhum exercício formal além das atividades da vida diária.

Não é difícil prever o desfecho aqui: os esquiadores estavam em melhor forma do que os não esquiadores. Mas a magnitude das diferenças é de cair o queixo. Os resultados de uma bateria de testes físicos, publicados no Journal of Applied Physiology, mostram que os esquiadores tiveram aproximadamente o dobro da aptidão cardiovascular e muscular do grupo não treinado.

Mesmo em comparação com estudos anteriores de atletas de resistência ao longo da vida na faixa dos 80 anos, os esquiadores estavam cerca de 40% mais aptos, sugerindo que o treino de corpo inteiro fornecido pelo esqui cross-country é excepcionalmente eficaz.

Atividade fácil e barata

Um dos maiores problemas associados às férias de esqui de montanha, ou esqui alpino, é que geralmente exige a ida a uma estação de esqui e o custo total não é nada barato, ainda mais se for uma atividade para toda a família. Também, você esquiará apenas algumas horas por dia e grande parte do tempo será gasto esperando em filas para as subidas nos teleféricos.

Com o esqui cross country, esse não é o caso, já que não é preciso ir a uma grande estação de esqui para se divertir. Você pode encontrar trilhas em parques urbanos, e escolher passar apenas algumas horas, um dia inteiro, ou vários dias aproveitando tudo o que a natureza tem a oferecer perto de você.

O esqui cross-country é um esporte de inverno acessível e relativamente fácil de aprender em todas as idades e habilidades atléticas. É uma ótima atividade que toda a família pode desfrutar junta, desde as crianças até os adultos mais idosos. Também é uma ótima maneira de se reconectar com a natureza, se manter ativo e passar algumas horas se exercitando ao ar livre e se relacionando com a família

Onde esquiar?

Esquie perto de casa em campos de golfe ou nos parques da sua cidade. A maioria dos parques urbanos são relativamente planos e perfeitos para iniciantes.

Para quem quer se aventurar a ir mais longe um pouco, vale a pena investigar os parques municipais e provinciais. Muitas vezes, os parques já têm trilhas demarcadas. Obtenha um mapa e, para os iniciantes, siga as trilhas verdes. É sempre mais seguro escolher um circuito curto com menos de cinco quilômetros para começar. Você sempre pode dar uma segunda volta se tudo correr bem na primeira.

Antes de se aventurar a um local para fazer o seu esqui cross country, converse com amigos que esquiam e obtenha recomendações deles. Pergunte aos funcionários da locadora onde você pegou seus esquis ou peça sugestões na loja onde comprou o equipamento.

Procure grupos online de esqui ou sites locais especializados em esqui cross country perto de você.


      Fonte/crédito das fotos: Dreamstime.ca

Visite o site WavePETS.ca e mergulhe no mundo dos animais de estimação.