A partir do dia 30 de outubro de 2021, os viajantes não poderão embarcar em voos ou trens a menos que comprovem que estejam totalmente vacinados, com algumas raras exceções.

Os viajantes que embarcarem em um voo de um aeroporto canadense ou em um trem da VIA Rail deverão apresentar comprovante de vacinação ou teste COVID-19 negativo a partir do dia 30 de outubro deste ano (2021), anunciou o governo federal.
A implementação foi anunciada pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, juntamente com o conjunto de novos mandatos de vacinas do governo que também se aplicará a funcionários públicos federais e a funcionários em indústrias reguladas pelo governo federal. Cada um dos três mandatos de vacina segue cronogramas ligeiramente diferentes e o governo federal não divulgou um documento único de passaporte de vacina federal. As autoridades disseram que os viajantes individuais usarão seus comprovantes de vacinas provinciais.
“Para a vasta maioria das pessoas, as regras são muito simples – para viajar, você precisa ser vacinado”, disse Trudeau. “Essas medidas de viagens, juntamente com a vacinação obrigatória para funcionários federais, são algumas das mais fortes do mundo.”
A partir de 30 de outubro, os servidores públicos federais terão que apresentar um atestado de que estão totalmente vacinados ou enfrentarão a possibilidade de serem colocados em licença sem vencimento duas semanas após o prazo de outubro, disse o governo. As regras serão aplicadas aos principais membros do serviço público, incluindo membros da RCMP. As autoridades disseram esperar que as agências e corporações da Coroa também imponham regras semelhantes.
Os funcionários públicos serão obrigados a apresentar um atestado de que estão totalmente vacinados, mas não serão obrigados a apresentar qualquer prova de vacinação ao governo. No entanto, a afirmação do governo é que haverá auditorias dos atestados para verificar alguns deles.
Os funcionários receberão isenções do mandato da vacina se tiverem justificativas médicas ou religiosas, disseram as autoridades. As regras do governo dizem que alguém está totalmente vacinado duas semanas após sua segunda injeção da vacina COVID-19.
A vice-primeira-ministra Chrystia Freeland disse que as novas regras de vacinas para aviões, trens e serviços públicos são “para garantir que uma minoria de pessoas não possa sabotar a recuperação econômica do Canadá e não possa permitir que a quarta onda ou outras variantes causem problemas reais para todos nós.”
As autoridades disseram que os mandatos da vacina serão revisados a cada seis meses e as pessoas colocadas em licença sem vencimento permanecerão em licença até que sejam vacinadas ou a política não seja mais exigida.
Os setores regulamentados pelo governo federal, incluindo o setor financeiro, companhias aéreas, operadoras ferroviárias e marítimas, deverão implementar regras semelhantes, disseram autoridades governamentais. Nesses casos, o mandato da vacina deve estar em vigor a partir de 30 de outubro. O plano para as regras de vacinação foi anunciado pelo governo em 13 de agosto e as autoridades observaram que muitas empresas já impuseram requisitos de vacinas, incluindo a Air Canadá, WestJet e Canadian National Railway.
As regras para viajantes se aplicam a passageiros de navios de cruzeiro, pessoas que viajam por aeroportos canadenses, bem como a todos os passageiros da VIA Rail e do Rocky Mountaineer. A regra de vacinação não se aplica a passageiros de balsa ou viagens com permanência de menos de 24 horas. O governo disse que decidiu conceder um período de transição de um mês, em novembro, para que as pessoas que ainda estão concluindo seu regime de vacinação de duas doses possam apresentar um teste COVID-19 negativo em vez de ter a viagem negada.
A partir do dia 30 de novembro, portanto, embora a opção de teste negativo seja removida e, exceto em algumas circunstâncias de emergência (como viagens médicas), a vacinação completa será necessária para viajar nesses meios de transporte. Vacinação completa significará receber a segunda dose pelo menos duas semanas antes da viagem, disse o governo.
As regras se aplicarão a todos os viajantes com 12 anos de idade ou mais e que, portanto, estão qualificados para serem totalmente vacinados. A regra de vacinação se aplica aos passageiros que voam em voos domésticos, transfronteiriços ou internacionais partindo de aeroportos no Canadá.
Mais informações no site: https://www.canada.ca/en/public-health/services/diseases/coronavirus-disease-covid-19/vaccines.html