Uma trajetória impecável, pautada por sucessos, conquistas e a admiração de uma legião de fãs no Brasil e no mundo.

O ano de 2021 para Zezé Di Camargo, 59 anos, e Luciano, 48 anos, marca uma fase muito especial para a dupla brasileira tão reverenciada pelo público, não só no Brasil como em diversas partes do mundo, inclusive o Canadá. E isso porque eles estão comemorando trinta anos de uma trajetória impecável, pautada por muito sucesso, conquistas e pela admiração de uma legião de fãs.
Em meados dos anos 90, uma música estourou nas paradas de sucesso brasileiras e todo mundo queria saber de onde vinha a novidade. Era “É o Amor”, que ficou marcada como o hino da dupla e, após aproximadamente um ano, o álbum com a famosa canção já tinha vendido mais de um milhão de cópias. Foi uma verdadeira febre.
Já o primeiro show da dupla para uma multidão aconteceu na cidade de São Paulo e é recordado com muita emoção por Zezé Di Camargo. “Ao ver aquele mar de gente cantando, todo mundo junto, os versos de ‘É o Amor’, foi que eu tive a certeza de estarmos no caminho para o sucesso” – conta.
Depois, vieram outros inúmeros sucessos que ajudaram a consolidar a carreira dos irmãos de Pirenópolis, Goiás, a colocá-los no rol dos grandes artistas e proporcionaram várias premiações.
Em 2003 e 2004, respectivamente, eles tiveram duas importantes conquistas. Uma delas foi o primeiro Grammy Latino, como o melhor álbum de música sertaneja. A outra eles receberam da Academia Brasileira de Letras, pela qual foram eleitos como a melhor dupla. E as premiações não pararam por aí pois, alguns anos mais tarde, eles ainda viriam a receber outras quatro estatuetas do Grammy.
Outro momento marcante para os irmãos aconteceu em 2005, quando a história deles ficou eternizada num filme que emocionou o Brasil e foi considerado um campeão de audiência, “2 Filhos de Francisco”. A obra fez um sucesso estrondoso, foi indicada ao Oscar, obteve aproximadamente 7 milhões de espectadores e é o 4º filme mais visto do cinema novo.
Para termos uma noção da grandiosidade da dupla no decorrer destes trinta anos de carreira, os números obtidos por eles atingiram, nada mais nada menos, do que a marca de 40 milhões de cópias vendidas, 27 CD’s, 1EP e 6 DVD’s. Eles ganharam ainda: 20 discos de platina, 15 discos de platina duplo, 27 discos de ouro, 27 de prata e 25 de diamante. E mais, durante dois anos consecutivos foram os artistas que mais fizeram campanhas publicitárias no Brasil. E por aí vai…
As comemorações dos 30 anos de carreira da dupla
Para brindar os 30 anos da sólida carreira de Zezé Di Camargo e Luciano, uma série de comemorações foram programadas para o ano de 2021.
Uma delas foi a gravação de uma websérie com a participação de diversos artistas como Ivete Sangalo, Luan Santana, a saudosa Marília Mendonça, o cantor Thiaguinho, Alexandre Pires e Zé Neto e Cristiano.
Também foi promovido durante o mês de novembro o cruzeiro “É o Amor”, onde durante quatro dias os fãs puderam estar bem perto dos seus ídolos e acompanhar um show exclusivo com eles.
E para fechar o ano com chave de ouro, Zezé e Luciano serão alguns dos convidados do cantor Roberto Carlos para o especial de fim de ano produzido pela TV Globo. Então, aguenta coração!
Entrevista: a dupla fala sobre momentos marcantes da carreira e planos para 2022

BRAZILIAN WAVE – Vocês estão comemorando 30 anos de carreira este ano, uma trajetória de muito esforço, dedicação, mas também de vitórias e muitas conquistas. O que vem à cabeça de vocês e que foi fundamental para manter o sucesso da dupla?
ZEZÉ DI CAMARGO – O reconhecimento dos nossos fãs por tudo o que fazemos, o respeito e a parceria que eu e o meu irmão temos por eles, um pelo outro. Além da vontade de fazer dar certo e o aparato de uma grande equipe. Os nossos fãs são maravilhosos, são eles que nos acompanham desde então.
BRAZILIAN WAVE – Quais foram as pessoas que mais ajudaram vocês nessa caminhada?
LUCIANO – Foram os nossos fãs, sem dúvida alguma! Além de Deus, eles são os nossos principais alicerces. Os nossos primeiros empresários Franco Scornavacca e Cláudio Lisa, que trabalharam juntos a nossa carreira de 1991 até 1994. Depois, o Franco continuou sozinho por 13 anos, sempre com grandes ideias. Mais adiante, o nosso irmão Emmanoel Camargo foi quem cuidou. Hoje, o Franco não está mais entre nós e um novo escritório, comandado pelo Wilsinho Anastácio, está cuidando da gente.
BRAZILIAN WAVE – Se vocês tivessem que fazer algo diferente nestes 30 anos o que seria? Vocês se arrependeram de algo?
ZEZÉ DI CAMARGO – Eu não mudaria nada, pois foi tudo feito com muito amor. Nós tivemos um filme, um musical, um livro, fomos homenageados e até tema em escola de samba… Deus é generoso com a gente.
LUCIANO – O sucesso não tem segredo ou fórmulas. Existem várias respostas, mas quem de fato conquista o público sabe que não existe uma receita. Existe sim uma história, e eu tenho orgulho dessa que construímos.
BRAZILIAN WAVE – Relembrem um momento marcante da trajetória de vocês.
ZEZÉ DI CAMARGO – Nós tivemos muitos momentos marcantes, fizemos muitas parcerias musicais, a nossa história foi contada em livro, filme, música e enredo de escola de samba. Nós fizemos turnês em todo o Brasil, em todos os cantos que você puder imaginar lá estivemos. Também fizemos shows lá fora, em muitos países. Fomos duas vezes ao Japão, onde o nosso filme passou com legenda. Gente, são só boas memórias e gratidão.
BRAZILIAN WAVE – Para celebrar os 30 anos de carreira está sendo preparada uma websérie, para a qual vários artistas foram convidados. Falem um pouco sobre esse projeto.
LUCIANO – Thiaguinho, a saudosa Marília Mendonça, Luan Santana, Ivete Sangalo, Zé Neto e Cristiano e Alexandre Pires são os convidados da websérie comemorativa dos 30 anos da nossa carreira. Esse projeto é muito especial, pois nós juntamos diferentes ícones de segmentos para interpretar um grande sucesso da nossa carreira. Assim que terminar a edição, eu, o Zezé Di Camargo e o escritório vamos ver a melhor maneira para lançarmos esse projeto.
BRAZILIAN WAVE – A cantora Marília Mendonça era uma das convidadas da websérie e estaria também no cruzeiro de comemoração que aconteceu recentemente. Como foi a convivência de vocês, quais projetos iriam fazer juntos e qual o legado que ela deixa para a música sertaneja?
ZEZÉ DI CAMARGO – A Marília foi uma grande representante da música sertaneja. Ela deu voz às mulheres anônimas e às cantoras para que pudessem falar sobre traição, amor, culpas e assim conquistou uma legião de fãs. Nós tivemos um encontro lindo em estúdio e ela me emocionou muito com a sua simplicidade. Ela era tão gigante e, ao mesmo tempo, tão humana, intensa.Eu vou dar de presente para a mãe da Marília a parte da música que nós gravamos juntos, assim ela faz o que achar melhor. Eu não vou lançar comercialmente.
BRAZILIAN WAVE – Como vocês lidam com as fake news que saem na mídia sobre a dupla e com as fofocas que os jornalistas deste ramo fazem e que muitas vezes são sensacionalistas?
LUCIANO – O que importa para mim é Deus, que sabe de todas as coisas e a nossa verdade. Quem nos conhece sabe.
BRAZILIAN WAVE – Vocês se apresentaram no Canadá em 2015. Quais foram as impressões que tiveram sobre o país, o que chamou a atenção da dupla durante a turnê? Existe a possibilidade de uma nova temporada com mais shows por aqui?
ZEZÉ DI CAMARGO – Sem dúvidas, nós adoraríamos voltar. Eu e o Luciano notamos que tem uma comunidade portuguesa grande aí e que nos abraçou da mesma maneira como somos acolhidos quando cantamos em Portugal. Nós amamos! Para uma próxima vez, esperamos conhecer novos lugares, povos e culturas. Cantar em outra nação sempre foi um combustível para nós.
BRAZILIAN WAVE – Quais são os próximos projetos da dupla para 2022?
ZEZÉ DI CAMARGO – Nós pretendemos retomar a agenda de shows que ficou parada por conta da pandemia e lançar a nossa websérie.
PROJETOS SOLO
Zezé Di Camargo e Luciano estão partindo para novas empreitadas e, desta vez, em projetos solo.
A nova modalidade foi impulsionada devido à pandemia, onde os astros precisaram ficar isolados em suas casas e daí veio a vontade de cada um para idealizar um novo formato de trabalho.
Luciano lançou um projeto Gospel, o “A Ti Entrego”, que inclui 15 faixas dedicadas à música religiosa. “O álbum ’A Ti Entrego’ significa entregar, devolver para Deus o que Ele colocou de melhor para mim” – diz Luciano.
Já Zezé lançou o seu primeiro EP solo, o “Rústico”, que possui quatro canções inéditas: “Fraude”, “Banalizaram”, “Vou Ter Que Tomar Uma” e “35 latas de cerveja”, e a única regravação “Pedras”.
Mas, não pensem que isso será o começo de uma possível separação dos irmãos Camargo. Muito pelo contrário! A dupla está mais firme do que nunca e já tem uma agenda lotada de shows pelo Brasil.