Tradução automática do inglês – Google Transtale (sem edição) –
Houve um tempo em que se escolhia uma carreira para toda a vida. Era o padrão aceito e esperado, estudar, treinar, atuar, progredir e se aposentar após 40 anos. Todos dentro do mesmo setor e frequentemente dentro da mesma empresa.
Esses tempos ficaram para trás. Os avanços científicos e tecnológicos ao longo dos tempos moldaram a indústria e as opções de carreira mudaram junto com eles.
Diz-se que a necessidade é a mãe da invenção. A necessidade também pode ser o ímpeto para a reinvenção.
Mudanças econômicas podem destruir setores inteiros; benefícios e secas podem criar e destruir empregos em um piscar de olhos. A rápida mudança tecnológica torna certas carreiras obsoletas, ao mesmo tempo em que dá origem ao surgimento de outras.
A adaptação a um novo país e cultura definitivamente exige análise de carreira. Eventos médicos ou físicos inesperados forçam novas perspectivas, e sempre há o apelo do empreendedorismo.
São tantas histórias. Tantas viagens emocionantes. Tantos despertares pessoais e profissionais.
No outono de 2021, com o patrocínio da Ontario Creates, a equipe do Wave decidiu investigar algumas dessas histórias incríveis. Pesquisamos e entrevistamos uma variedade de brasileiros que, por diversos motivos, precisaram ou quiseram se reinventar, encontrar um novo propósito ou seguir sua paixão no Canadá.
Novo país, nova vida
“Agora no Canadá, decidi seguir minha paixão.”
A inspiração para este projeto nasceu de nossa série anterior de podcasts – Ontario Beyond Toronto – quando entrevistamos brasileiros que deixaram Toronto para cidades menores em Ontário. Muitos dos entrevistados comentaram sobre a necessidade, ou vontade de “se reinventar”, em algum momento, em seu novo país. Foi o Roberto, um Esteticista no Brasil formado em Engenharia Metalúrgica que decidiu seguir sua paixão como Gráfico Designer em Timmins. Angelita também seguiu sua paixão e se tornou Chef de cozinha em Kingston. Marina, engenheira no Brasil, tornou-se gerente de varejo em St. Catharines; Maya, jornalista no Brasil, agora é corretora de imóveis em Welland. Rita optou por um novo caminho como contadora, e Flavio e Leonardo seguiram sua vocação empreendedora na Hamilton e na Innisfil respectivamente.
Imigrar para um novo país é sempre uma experiência que muda a vida – uma aventura que vem com seu próprio conjunto de desafios. Quanto mais apoio alguém tiver durante essa transição, mais fácil será o processo. O sucesso na procura de emprego depende da capacidade de alguém para descobrir o que os empregadores canadenses estão procurando e alavancar seu conhecimento e habilidades para aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis. Testemunhos da vida real também são uma grande ajuda.
Com a crise vem a oportunidade
Todos nós criamos planos de contingência de algum tipo, mas raramente imaginamos um caso de força maior. Sério, quem poderia prever que uma pandemia global poderia impactar tão dramaticamente tantas decisões de carreira?
A crise do COVID-19 definitivamente trouxe tempos anormais e todos estamos enfrentando uma nova realidade. Para muitos, a mudança de carreira agora é um assunto relevante, com alto desemprego devido a demissões, congelamento de contratações, cortes salariais e fechamento de empresas.
“Ei, eu também fui demitido e agora estou fazendo algo pelo qual sou apaixonado.”
De acordo com uma pesquisa online de 3.000 canadenses realizada em 2021 por Morneau Shepell, 24% dizem que a pandemia de COVID-19 os levou a considerar uma mudança de emprego ou carreira.
De fato, há muitos rumores hoje sobre a Grande Renúncia de 2021. Escolhas pessoais e fatores de estilo de vida estão impulsionando mudanças, alterando valores e destacando a importância da saúde física e mental, prioridades familiares e a necessidade de estabilidade e flexibilidade. Para muitos, os cenários de trabalho remoto nos deram espaço para reavaliar nossos objetivos, revisitar nossas aspirações de carreira e talvez aprimorar nossas prioridades.
Uma mudança dramática na carreira pode exigir algum retrocesso, mas não significa voltar ao normal um. Pode significar simplesmente aplicar seu conhecimento e experiência a uma nova área, atualizar habilidades e preencher as lacunas conforme necessário.