Toronto – Banda Trama no Canadá

Claúdia Lopez e Lúcio Freitas formam um casal paulista que deixou o Brasil disposto a conquistar o Canadá em junho de 2015.  Adicionada a decisão o fato de que as suas filhas moravam aqui. Em 2009 a filha mais nova veio por causa de uma bolsa de estudos e jogar basquete pela escola em Calgary. Mesmo depois que os pais já estavam aqui ela voltou ao Brasil, mas acabou retornando ao Canadá por causa do casamento. A mais velha veio para lecionar inglês para estrangeiros em uma High School em Toronto e acabou voltando ao Brasil, onde permanece pois está envolvida com seu projeto do canal no Youtube.  Claúdia e Lúcio vieram para reunir a família, o que acabou não acontecendo como haviam planejado.

Banda Trama. Claudia Lopez e Lucio Freitas.

Os dois são músicos de formação, Lúcio, que é também flautista, estudou violão erudito desde criança e depois a sua paixão a bateria. Quando criança usava o sofá da casa dos pais como instrumento. Cláudia é formada em piano erudito, cursou bacharelado e licenciatura plena para lecionar. E no decorrer do tempo a cada lacuna que sentia, fazia cursos de extensão em harmonia, interpretação e jazz, o que a tornou pianista completa. O repertório da Banda é rico e inclui bossa nova, MPB e pop music. Antes de embarcarem para mudança radical em suas vidas, eles planejaram toda a viagem, buscaram informações a respeito da possibilidade de trabalhar aqui e se surpreenderam ao saber que havia muito espaço para o músico brasileiro no território canadense.

O casal sempre trabalhou com música no Brasil, acompanhando artistas, nos estúdios, eventos sociais e corporativos e com empresas de casamento. Cláudia explica:“Nosso trabalho era direcionado e com isto precisávamos ouvir o cliente, saber de suas preferências para montar um show. Em 1987 nasceu a Banda de nome Trama, pois era preciso tramar o repertório de acordo com o gosto do cliente, para satisfazê-lo.” A Banda Trama agregava outros músicos de acordo com a necessidade dos shows.

Hoje vivendo em Toronto foram contratados pela Love Revolution Church e mantém o compromisso tocando músicas gospel canadense nas tardes de domingos. Continuam frequentemente a tocar em bares, festas e eventos e sempre agregando músicos da comunidade quando se faz necessário. Os dois já tem agendado inclusive a participação da festa de Reveillon brasileiro que acontecerá em Toronto no fim do ano.

Recentemente Lúcio pode mostrar a sua outra face artística. Foi convidado pelo Conselho Brasileiro de Cidadania em Toronto a participar da I Semana do Brasil em Toronto, como artista plástico que é. Seus quatro trabalhos expostos foram muito elogiados e apreciados pelo público, mostrando que além de um ótimo músico também é um artista talentoso quando se trata de artes plásticas. Esta sua face foi descoberta durante um duro e penoso período de depressão que sofreu. A reação e cura vieram através de sua arte. Sua sensibilidade está presente em um trabalho delicado e minucioso onde ele solta sua imaginação e talento.

A vida no Canadá é muito diferente da vida no Brasil. Alguns sacrifícios iniciais, o stress do tudo novo e informações a serem assimiladas em tempo recorde, provocam mudanças radicais em todo imigrante. Não poderia ser diferente em quem traz a sensibilidade como profissão. Enquanto Claudia dá aulas particulares de piano voltadas ao público que ela mais gosta, que é o infantil, Lúcio trabalha no landscape e carpintaria. Juntos trabalham no projeto de um CD, diferente do que gravaram no Brasil antes de embarcarem. Passados os primeiros ajustes, Claúdia e Lúcio confessam sua harmonia com a cidade e o país.

Advertisement