Brasileiros em Hamilton

0
121

Por Rosemary Baptista

A familia Nichele optou por se estabelecer em Hamilton, Ontario

Eu tive o grande prazer de conhecer Marta Dams Nichele, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Nosso encontro inesperado foi afinal fruto do destino. Como tinham me informado que o Hotel Sheraton Hamilton estava exibindo o jogo, eu passei por lá para assistir. Enquanto caminhava pela Jackson Square, procurando encontrar onde os brasileiros haviam se reunido para assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo, recebi uma chamada no meu celular e parei no recepção do Hotel para atender. Notei uma mulher entrando pelas portas duplas entre o shopping e o hotel, iluminando a área do lobby como um raio de sol. Ela sentou no sofá ao lado de onde eu estava sentada. Confirmando reputação brasileira de sempre se agruparem, ela aproximou-se de mim e perguntou se eu era brasileira. Ela estava numa pausa de seu trabalho e também procurando brasileiros para assistir ao jogo. Fisioterapeuta profissional e certificada no Brasil, Marta era também professora de educação física em Curitiba. Seu marido, Hélio Ricardo Nichele, é formado pela Universidade Federal do Paraná e está fazendo Mestrado em Teologia na Universidade McMaster.

No Brasil, além de exercer sua profissão de fisioterapeuta e professora de educação física, Marta, em sociedade com o marido, tinha uma loja esportiva semelhante à Mountain Equipment Coop (MEC Toronto). Ela acompanhou o marido, com seus três filhos e eles agora fizeram do bairro de Westdale, em Hamilton, seu novo lar.

Segundo as estatísticas, mais de 22.900 brasileiros nascidos no exterior residiam no Canadá em 2011. Em 1991, apenas 2.520 migrantes brasileiros viviam no Canadá, o que representa um grande aumento. A população brasileira tem crescido constantemente. Entre 2008 e 2015, 18.697 brasileiros se tornaram novos residentes permanentes. O Brasil e o Canadá compartilham muitos pontos em comum em valores e interesses, incluindo a promoção da gestão ambiental, direitos humanos e democracia. Os dois países são também importantes parceiros comerciais.

Historicamente, as razões pelas quais os imigrantes do Brasil optaram por vir para o Canadá incluem estudo e oportunidades de trabalho, com profissionais qualificados procurando melhor qualidade de vida. Mais de 50% dos brasileiros no Canadá vivem em Ontário, enquanto 26% residem em Quebec e 13% em British Columbia.

A comunidade canadense brasileira estabeleceu várias organizações e eventos anuais em todas as províncias que fortalecem a sua presença.

Juntos como parceiros, o Canadá e o Brasil buscam avançar no relacionamento com o desenvolvimento de pesquisa política conjunta, diálogo sobre políticas, fortalecimento de vínculos institucionais e atividades de cooperação técnica. O relacionamento foi fortalecido pelo diálogo em muitas áreas, incluindo direitos humanos, assistência humanitária, mobilidade, saúde, educação, defesa e segurança, agricultura, ciência e tecnologia.