Canadá – Comprando imóvel na planta

121

Comprando um imóvel na planta

Pessoalmente falando, a nossa experiência com compra de imóvel na planta no Brasil foi deprimente, desesperadora e sem dúvida nenhuma o maior prejuizo financeiro de nossas vidas.

No ano de 2000, eu e meu esposo resolvemos comprar um imóvel na planta no Brasil. O projeto era lindo, a localização perfeita, a construtora era grande e muito conhecida no mercado imobiliário e parecia estarmos fazendo um ótimo negócio. Investimos uma quantia significante na entrada e financiamos o restante diretamente com a construtora, que era uma prática muito comum no Brasil naquela época.

Do ponto de vista de investimento, fizemos tudo certinho; pesquisamos a construtora, verificamos todos os projetos de desenvolvimento da área para ter uma projeção do valor do imóvel depois de construído e ficamos de olho na obra visitando-a periodicamente para ter certeza de que seria entregue no tempo certo.

A esse ponto, você ja deve ter uma boa idéia do que aconteceu conosco… pois é, “levamos o maior cano da paróquia” como se diz lá em Minas. Resumindo essa história, a construtora decretou falência em 2001, entramos em pânico, recorremos na justiça, gastamos uma boa grana com advogados, ganhamos a causa em todas as instâncias e adivinha? Até hoje estamos esperando o nosso dinheiro, que se um dia for pago, acredito que não será o suficiente para comprar nem um saco de cimento por causa da nossa super inflação.

Demorou muitos anos para nos recuperarmos financeiramente e emocionalmente desse episódio. Meu esposo e eu juramos NUNCA mais investir em imóveis na planta, pois esse tipo de investimento era uma grande furada e que NUNCA mais repetiríamos esse erro, estávamos decididos: Imóvel na planta nunca mais!

O mundo é redondo e dá muitas voltas! Mudamos para o Canadá, estávamos perdidos mas super felizes e entusiasmados. Vida nova, língua nova e uma cultura totalmente diferente. Tínhamos vindo para ficar e tínhamos que construir nossas vidas novamente. Sem trabalho e com muito tempo nas mãos, começamos a estudar o mercado imobiliário na região onde morávamos. A área de construção estava bombando e para todo lugar que você virava o olhar, tinha um projeto em andamento.

Curiosos e à toa, eu e meu esposo começamos a visitar esses empreendimentos e aprender sobre construção, valor de mercado, regiões, tipo de imóveis e descobrimos algo muito interessante: no Canadá quando o banco financia um empreendimento, geralmente mais de 60% dos imóveis já foram vendidos e a construtora tem o suporte do banco para levar o projeto até o fim. Se por qualquer motivo o projeto der errado, a lei obriga a construtora a devolver o nosso dinheiro. No Brasil a lei é igual, só que a diferença é que no Canadá a lei funciona. Depois de um tempo aprendendo como as coisas funcionavam aqui, eu olhei para o meu esposo, o meu esposo olhou pra mim e decidimos: Vamos comprar um imóvel na planta novamente? Era o que nós dois queríamos fazer, e graças a Deus fizemos!

A compra de imóveis na planta é um investimento que pode dar um bom retorno para o dinheiro investido, se você souber o que está fazendo. Muitos brasileiros me perguntam:

É arriscado comprar um imóvel na planta aqui no Canadá?
Eu sempre respondo que só não corremos riscos depois que morremos.

É um bom investimento comprar um imóvel na planta aqui no Canadá?
Sim, mas vai depender do preço que você paga, do crescimento da região e da flutuação do mercado imobiliário.

Preciso ter um emprego aqui no Canadá para comprar um imóvel na planta?
Para comprar o imóvel não, mas quando o imóvel ficar pronto e se você for precisar de financiamento bancário, você terá que se qualificar para o financimento.

Qual é a coisa mais importante que eu preciso saber quando eu estou comprando um imóvel na planta? Tem muita informação importante que você tem que saber, afinal de contas, você não esta comprando um sapato, mas na minha opinião, uma cláusula chamada assignment é a coisa mais importante que você deve saber e entender. O assignment pode custar muito dinheiro se você não entender o que está assinando. A segunda coisa mais importante é ter um corretor ao seu lado, não assine o contrato sem um corretor lhe representando, é um erro gravíssimo que pode lhe custar muito no futuro.

Enfim, é isso aí pessoal, se você tiver qualquer pergunta sobre compra de imóveis na planta aqui no Canadá, ou qualquer sugestão, é so me mandar um e-mail. Será um prazer bater um papo com você.


Andreia Guariento é especialista em Mortgage e atua em todo Canadá. https://andreiabrazil.com / Facebook: Andreia Brazil Mortgage Broker