Assim como Guimarães Rosa escreveu que Minas são muitas, inúmeras são as comemorações do Dia de Portugal pelo mundo afora. A data, comemorada em 10 de junho, quase chegou a ser outra.
E aqui vale uma explicação. Logo após a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, quando militares progressistas libertaram Portugal do regime ditatorial e, com o apoio da população, instalaram a democracia, havia um consenso que aquele dia, 25 de abril, passaria a ser o Dia de Portugal. É que, até àquela época, Portugal comemorava o seu dia em 10 de junho, criado pelo antigo regime para celebrar o Dia da Raça, de Camões e da Língua Portuguesa. A data tinha como objetivo enaltecer a presença de Portugal, uma só raça e uma só língua, nas antigas colônias. Mas, tanto em Portugal como em outros países, o dia 10 de junho continuou a ser comemorado, acrescido de uma justa homenagem às comunidades portuguesas no exterior.
Desde 1977, Portugal e os portugueses passaram a comemorar o dia 10 de junho, mas agora como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Também como feriado nacional, o dia 25 de abril passou a ser o Dia da Liberdade.
O Dia de Portugal é festejado em mais de uma dezena de países. A presença e a força da comunidade portuguesa no exterior fizeram com que o governo de Portugal participasse mais ativamente das comemorações. No ano passado, autoridades portuguesas estiveram em países como o Brasil, França, Estados Unidos, Canadá, Peru e Inglaterra.
Para abrir as comemorações de 2018, a comunidade portuguesa de Toronto recebeu a visita do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Após se reunir com o seu colega canadense em Ottawa, Costa participou de um encontro com a comunidade na sede da LIUNA – Local 183, com direito a um concerto do fadista Camané.
Entre as muitas comemorações, o Festival Dundas West que, este ano, irá abranger 12 quarteirões durante os dias 1º e 2 de junho. Com a presença de mais de 200 fornecedores locais e 40 pátios, haverá diversas apresentações artísticas, além de uma rua de alimentos inspirada na cozinha do Brasil, Colômbia e Nova Orleans e, é claro, as especialidades portuguesas.
No dia 10, domingo, o ponto alto das comemorações é a tradicional Parada Dia de Portugal, na Dundas St. W., entre Lansdowne Avenue e Trinity Bellwoods Park.
Vale registrar que, em um levantamento realizado em 2016, 550 mil luso-canadenses vivem no Canadá. Ou seja, em torno de 1,2% da população do país.
Eventos Festivos em Toronto
31º Parada Anual Dia de Portugal
Dia: Domingo, dia 10 de junho
Horário: de 11h a 13h
Local: Dundas St. West
(entre Lansdowne Ave. e Trinity Bellwoods Park)
Lista completa de eventos aqui: http://acapo.ca/events