Um tributo a Joseph Mancinelli

International Vice President and Regional Manager for Central and Eastern Canada of the Laborers' International Union of North America (LiUNA).

0
115
Vice-Presidente Internacional e Gerente Regional Canadá Central e Oriental da União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte (LiUNA)

Seja na Itália ou no exterior, é um fato registrado que, ao longo da história, os italianos contribuíram para importantes invenções e inovações nos campos da escrita, calendário, engenharia mecânica e civil, notação musical, observação celestial, perspectiva, guerra, comunicação de longa distância, armazenamento e produção de energia, medicina moderna, polimerização e tecnologia da informação. Além disso, a teorização do direito civil, contabilidade de dupla entrada, álgebra e análise matemática, mecânica clássica e celeste, método científico (particularmente nos campos da física e da astronomia) também são grandes contribuições feitas ao mundo pelos italianos.

De acordo com o Censo do Canadá de 2016, 1.587.970 canadenses, ou seja, 4,6% da população total alegaram ascendência italiana total ou parcial. Globalmente, existem mais de 60 milhões de descendentes de italianos, metade dos quais estão no Brasil, tornando-se o maior país do mundo com raízes italianas. São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná têm a maior concentração italiana no Brasil. Os brasileiros italianos são conhecidos como ítalobrasileiros (Italo-brasiliani). A importância da história da migração italiana para o Brasil construiu uma forte e amigável relação Brasil-Itália. Os italianos enriqueceram a cultura brasileira com sua cultura e costumes étnicos, como música folclórica tocada com acordeão, círculo íntimo de amigos, fé forte, artes culinárias, alegria de viver, humildade, ética de trabalho e ética nos negócios, além de proses, apenas para mencionar umas poucas.

Esperava-se que os imigrantes italianos em todo o mundo alcançassem o bem-estar econômico e social quando migraram para o novo mundo. Os italianos tiveram o papel principal na formação dos primeiros sindicatos brasileiros. E no Canadá, Joseph Mancinelli e sua família são reconhecidos e respeitados como os pioneiros lendários no negócio de construção sindicalizado na América do Norte. O trabalho árduo de Mancinelli, educação formal, dedicação, comprometimento, perseverança e envolvimento na comunidade o premiaram com o papel da liderança como Vice-Presidente Internacional e Gerente Regional do Canadá Central e Oriental da União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, uma organização sindicata norte-americana que representa mais de 800.000 membros no total, com 60.000 membros na região Central e no leste do Canadá da LiUNA.

Apesar de seu ocupado cargo de liderança na LiUNA, Mancinelli, dedica tempo para contribuir com muitas instituições de caridade e projetos que não apenas enriqueceram o crescimento econômico da América do Norte, mas promoveram o crescimento internacional e também construíram relações internacionais. Seu amor por nossa população vulnerável e seu coração generoso são evidentes através de suas contribuições de caridade.

O envolvimento de Mancinelli nas realizações da União é muitos: as grandes iniciativas de reconstrução no centro da cidade de Hamilton, a restauração e transformação da antiga estação ferroviária da CN para o salão de banquete LiUNA Station e o desenvolvimento das instalações de cuidados de longo prazo da LiUNA, conhecidos como Queen’s Garden no bairro oeste de Hamilton e Regina Gardens na montanha oeste de Hamilton.

O primeiro LEED Silver Certified (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), na nova sede da União em Oakville foi concluída em 2009 sob liderança de Mancinelli.

A doação de US $ 46.000,00 feita por Mancinelli, juntamente com altos funcionários da LiUNA de toda a América do Norte para o Conselho da Escola Católica Hamilton-Wentworth em 5 de maio de 2010, foi usada para apoiar ao St. Joseph Home for Boys (Casa para meninos São José), um orfanato em Port-au- Príncipe Haiti, que foi destruído durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010.

Embora Mancinelli tenha ganhado muitas jóias em sua coroa, a indústria da construção não é o único lugar em que ele reina. Ele recebeu as seguintes honras:

• Nomeado para a Galeria de Distinção de Hamilton em 2016

• Nomeado em décimo na lista das 15 pessoas mais influentes de Hamilton em 2015 pela Urbanicity Magazine

• Homenageado com o Prêmio de Distinção do Patrimônio Italiano da Festitalia por seu trabalho no movimento trabalhista e por sua promoção da cultura e do patrimônio italianos em toda a comunidade

• Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Especial pela a Câmara de Comércio Italiana de Toronto

• Premiada com a Medalha de Jubileu de Ouro da Rainha pelo serviço e dedicação à comunidade

• Premiado pelo Rotary Club de Paul Harris Fellowship (Bolsa), em reconhecimento à sua significativa contribuição para a promoção de relações amistosas entre os povos do mundo.

• Juntamente com seu pai Enrico, foi homenageado pelo Fundo Nacional Judaico do Canadá no Jantar Negev dos Homenageados pelas suas contribuições extraordinárias à comunidade

• Recebeu o prêmio da Câmara de Comércio de Hamilton por participar da comunidade de Hamilton em geral

• Reconhecido pela Associação de Arquitetos de Ontário e pela Sociedade de Arquitetos de Hamilton por seu compromisso em restaurar prédios históricos e sua visão e na restauração da estação, LiUNA Station

• Premiado pelo Order of Sons of Italy (a Ordem dos Filhos da Itália) – Canadá / Trieste Lodge, prêmio Cidadão ítalo-canadense do ano por seu compromisso e dedicação, não apenas à comunidade italiana, mas à comunidade em geral

• Apresentado com um prêmio de mérito pelo Comitê da “Semana da Criança” por seu trabalho duro e esforços em relação às crianças

• Concedido o prêmio de mérito do Mohawk College pelo seu conselho de governadores por sua dedicação e serviço destacados ao Mohawk College

• Concedido a Doutorado em Direito pela Universidade McMaster, na primavera de 2017

Além disso, junto com o ator americano Joe Mantegna, da série de TV Criminal Minds (Mentes Criminosas); o músico Gino Vannelli e o cartunista Andy Donato, em 28 de maio de 2014, Mancinelli foi induzido na Calçada dos Famosos Italianos (Italian Walk of Fame) no bairro Little Italy (Pequena Itália) em Toronto.

Suas Iniciativas Políticas incluem servir como Co-Presidente por mais de 14 anos no Jantar do Trillium em homenagem aos Liberal Premiers de Ontário e ao Fundo Liberal de Ontário, presidindo eventos nos últimos três anos para o Partido Liberal do Canadá em homenagem ao então líder Liberal Justin Trudeau, co-presidindo um jantar do Partido Liberal do Canadá em homenagem ao Líder Liberal Michael Ignatieff, atuando como Vice-Presidente do jantar da Confederação em homenagem ao Primeiro-Ministro designado Paul Martin, e atuando como Co-Presidente do jantar da folha de bordo honrando o Honorável Primeiro Ministro Jean Chretien. Além disso, nas últimas 3 décadas, ele organizou vários jantares para vários candidatos políticos nos níveis federal e provincial, como também para vários políticos no nível municipal, em sua residência.

Apesar de ter ganho muitas jóias em sua coroa, a que brilha brilhantemente é o dom e o talento de Mancinelli como artista realizado e filantropo. Arte e design embelezam o mundo criando alegria e felicidade e prestam homenagem ao Nosso Criador. Por anos consecutivos, Mancinelli foi premiado com o Trillium Award da Província de Ontário pela excelência
paisagística em sua residência. Ele foi nomeado o artista favorito local dos leitores do Jornal Hamilton Spectator, por suas pinturas e obras de arte. Ele continuou pintando ao longo dos anos e esteve envolvido com várias organizações de arte, como o Hamilton Arts and Heritage Council

(Conselho de Artes e Patrimônio de Hamilton); e suas pinturas foram doadas como itens de leilão ou sorteio em vários eventos organizados por diversas organizações de caridade. Inúmeras instituições de caridade se beneficiaram imensamente do espírito filantrópico de Mancinelli. Os recursos arrecadados com seus esforços ativos contínuos, leilões e sorteios de suas pinturas beneficiaram a Pesquisa Médica, e os hospitais Hamilton Health Sciences e o St. Joseph’s Hospital, apenas para citar alguns.

O multi-talento de Mancinelli é comparável ao de um homem renascentista. Citação de Michelangelo: “Todo bloco de pedra tem uma estátua dentro dele, e é tarefa do escultor descobri-lo” e do William Bouguereau: “É preciso buscar a beleza e a verdade, senhor! Como sempre digo aos meus alunos, você precisa trabalhar até o fim. Existe apenas um tipo de pintura.” parecem alinhar-se com a última criação de Mancinelli, intitulada “The Reunion”. Isso foi inspirado pelas famílias que começaram a se reunir durante essa pandemia do COVID -19 e como um tributo às vidas perdidas devido a e durante essa pandemia. Junto com o mundo, ele sentiu as emoções devido ao isolamento e à separação forçados de membros amados de sua família, como a sua mãe, sogra, filha e netos durante esta pandemia.

Hamilton é considerado uma joia em bruto, e Mancinelli ilustrou eloquentemente ao mundo, através de suas inúmeras realizações, conquistas e interpretação das artes, a personificação do produto final polido, que é o diamante que todos procuramos em nós mesmos e na humanidade. Sua vida é motivadora e inspiradora. Todos aspiramos a dar continuidade ao seu legado de inovação, progresso e sobrevivência nos negócios de construção para nossas futuras gerações, para que eles também possam continuar a construir e embelezar nosso mundo, como Mancinelli e sua equipe fizeram. Com admiração, respeito e gratidão!

A “Reunião” de Joseph Mancinelli