Canadá – Alimentação saudável na volta às aulas

0
313

Setembro é o mês de voltar às atividades escolares. Uma boa alimentação é fundamental pois fornece energia e nutrientes para que as crianças tenham um bom desempenho escolar.

Ao preparar a merenda escolar procure se planejar no dia anterior e tenha na geladeira vegetais e frutas pré-cortados e pré-lavados, pois isso facilita o preparo da lancheira no dia seguinte. Inclua um alimento de cada grupo alimentar baseando-se no Guia Alimentar Canadense. Evite incluir doces, frituras e alimentos processados.

Mostre para seu filho (a) o arco-íris do Guia Alimentar Canadense* e peça que ele escolha um alimento de cada arco do diagrama. Também envolva-o no preparo da merenda: crianças maiores podem preparar sanduíches, e crianças menores podem ajudar lavando frutas e verduras e colocando os alimentos em containers. Alguns exemplos de alimentos de cada grupo alimentar:

Para evitar proliferação de bactérias, mantenha os alimentos gelados colocando uma garrafa pequena de água congelada dentro da lancheira. Alimentos quentes conservam bem a temperatura em embalagens térmicas.

_________________________
Sobre a autora: Daniela Morgado é Nutricionista (Registered Dietitian) graduada pela Universidade de Brasilia. Obteve sua licença para atuar no Canadá em 2014 e tornou-se Educadora Certificada em Diabetes em 2016. Suas áreas de atuação são controle de peso, pre-diabetes, diabetes, doenças cardiovasculares (colesterol, hipertensão arterial). Daniela faz atendimento individualizado em Mississauga-ON e Milton-ON. Visite sua página na internet: www.smartweightwellness.com, ou conecte-se pelas redes sociais (Twitter: @RD_Morgado, Intagram: @danielamorgadoRD, Facebook: @danielamorgadoRD)