Dia do Canadá

92

O Dia do Canadá, Canada Day em inglês, e Fête du Canada em francês é um dos feriados mais especiais do país. O orgulho de ser do Canadá ou morar aqui já é geralmente evidente ao longo do ano, mas no dia 1º de julho esse amor torna-se ainda mais explícito. Pessoas pintam seus rostos, vestem roupas com a folha de maple e usam acessórios que enaltecem a nação. Vermelho e branco, as cores da bandeira nacional, tomam conta das ruas.

Celebração do Dia do Canadá

 

1. O Dia do Canadá
Muita gente pensa que o Canada Day marca o dia em que o Canadá foi descoberto. A verdade é que o feriado é a comemoração do dia 1º de Julho de 1867, data em que ocorreu a promulgação do Ato Constitucional, que unificou as colônias em um único país dentro do Império Britânico. No início, o feriado era conhecido como Dominion Day, Dia do Domínio em português, mas foi renomeado em 1982, com o estabelecimento da Lei do Canadá.

2. Como comemorar?
As celebrações do dia do Canadá ocorrem em todo o país. Desfiles, fogos de artifício, churrascos ao ar livre, shows, feiras, piqueniques, são algumas das opções mais populares.

3. Ottawa
A capital nacional, Ottawa, Ontário, se prepara para receber um grande número de turistas. Moradores e visitantes da bela cidade contarão com um final de semana repleto de atividades. O calendário de eventos de 2018 ainda conta com um show pirotécnico de aproximadamente 15 minutos começando às 22 horas.

4. Feriado Nacional
O dia 1º de Julho é considerado feriado nacional em todas as províncias canadenses. Este ano, o feriado cairá no domingo. Por causa disso, a segunda-feira, dia 2 de julho, também será considerada feriado exceto em Newfoundland and Labrador e em Nova Scotia.

5. Dia da Mudança
Muita gente aproveita o feriado prolongado do Canada Day para fazer o transporte e trabalho de mudança para uma nova residência.  Originalmente, em Quebec, o dia da mudança era dia 1º de maio. A tradição vem da época em que o governo estipulava o início dos contratos de aluguel. A data era uma espécie de proteção aos inquilinos, uma vez que o governo não queria que os mesmos ficassem sem casa durante o inverno. Em 1973, o governo de Quebec decidiu mudar o dia da mudança para 1º de julho. Além de ser no verão, os trabalhadores não precisaram tirar o dia de folga do trabalho e os estudantes já estão de folga das escolas. Quem deixa para última hora, corre o risco de não conseguir contratar um caminhão de mudança. Se for aproveitar para se mudar no feriado, tome cuidado ao levantar objetos pesados e não esqueça de se hidratar.