Estou indocumentado no Canadá. E agora, o que fazer?

Lidar com imigração pode ser um caminho espinhoso, mas que levará a um destino muito desejado. Siga em frente que dará certo.

0
212
Estou indocumentado no Canadá. E agora, o que fazer?
Documento de imigração para o Canadá. Foto ilustrativa. (14520348  © Alexskopje | Dreamstime.com )

Alguns membros da comunidade luso-brasileira que aqui residem estão indocumentados e buscando ativamente uma forma para se regularizar no Canadá. Isso pode ser algo simples ou pode ser bem mais complicado. Quando o assunto é imigração, não faltam experts em redes sociais ou grupos diversos, vendendo soluções mirabolantes e até mesmo utópicas. Muitas vezes, os imigrantes caem nessas armadilhas e isso termina complicando ainda mais a situação deles no Canadá. Digo-lhes, com convicção, que não há uma solução predeterminada que atenda indistintamente a todos. Cada caso é um caso e assim merece e deve ser tratado.

Um dos caminhos comumente buscado é a regularização através dos estudos. A pessoa se matricula em um programa de estudos no Canadá, recebe um visto de estudante e durante o seu curso pode trabalhar, dependendo do tipo de estudos. Todavia, não é tão simples assim. Nada garante que a permissão de estudante vá ser aprovada. Durante a aplicação do student permit, a pessoa deverá seguir uma série de requisitos pré-estabelecidos pela Imigração Canadense. Muitas vezes a pessoa compra o curso e quando aplica para o student permit, o mesmo é negado.

Outro caminho – às vezes proposto e muitas vezes não cabível – é a regularização através do processo humanitário e de compaixão. Esse processo não é aplicável para todas as situações. Ele é visto como um último recurso (last resort) para aqueles que estão navegando pela imigração no Canadá. Explicando bem leigamente, pede-se clemência ao governo canadense para aqui permanecer. Contudo, deve ser um processo muito bem fundamentado. Ou seja, você deve realmente ter os motivos certos para pedir a compaixão. Muitas vezes insiste-se nesse processo mesmo sabendo-se que é inelegível, só para ganhar tempo. Mas isso, em vez de ajudar, pode atrapalhar muito, até mesmo, arruinando quaisquer possibilidades que essa pessoa ou família aqui teria.

A imigração canadense dispõe de muitas soluções, algumas delas desconhecidas e que podem vir a solucionar o problema de uma pessoa em específico. Não é uma pesquisa no Google ou uma live no YouTube que irá dar a resposta que você precisa. Mas, não desista de acreditar em seu sonho canadense. Às vezes, a saída que se aplica à sua família vai muito além do óbvio e do que é amplamente divulgado; mas ela existe. Lidar com imigração pode ser um caminho espinhoso, mas que levará a um destino muito desejado. Siga em frente que dará certo.


Gabriel Viana é Consultor de Imigração no Canadá, Advogado no Brasil, Mestre em Direito pela USP e Mestrando em Direito pela York University -Osgoode. Contato: [email protected]a

Este post tem o patrocínio de Viana Immigration