Bill Blair, Minister of Public Safety and Emergency Preparedness, anunciou que o fechamento de viagens não essenciais foi estendido por mais 30 dias, até 21 de setembro.
A fronteira foi fechada em 21 de março, o que significa que as restrições estarão em vigor por seis meses antes de suspendê-las.
O fechamento para viagens não essenciais já existe há meses, mas com o número de casos ainda alto em muitos estados dos EUA, os dois governos concordaram mutuamente em continuar restringindo o movimento através da fronteira internacional mais longa do mundo.
“Continuaremos a fazer o que for necessário para manter nossas comunidades seguras”, disse Blair em um tweet.
O fechamento resultou em uma queda dramática no tráfego entre os dois países, embora trabalhadores essenciais – como motoristas de caminhão e profissionais de saúde – ainda consigam atravessar por terra, apesar das restrições. Os canadenses ainda podem voar para destinos nos EUA.
O governo federal também tomou medidas para conter o movimento de americanos através do Canadá que estão aparentemente a caminho do Alasca. Os viajantes norte-americanos com destino ao estado do norte foram limitados a cinco travessias no oeste do Canadá e devem se comprometer a seguir uma rota direta.
Fonte: cbc.ca