Fim de Ano no Interior do Canada

85

Nem parece que toda aquela energia positiva, expectativas e promessas que fizemos na virada do ano passado já estão com o prazo quase vencendo. Você conseguiu colocá-las em prática esse ano?

Mercado de Natal em Kitchener – Foto Web

Por Bruno Sibella

Se ainda nao, sem problemas, um novo prazo estará a sua disposição; basta acreditar e trabalhar muito para seus planos se tornaram realidade.

Fim de ano, familiares e amigos antigos estão longe. Novos amigos e esposa estão aqui nesta jornada fria, de muito trabalho e realizações incontáveis. Um novo ano logo se inicia e com ele a renovação da guerra que todo imigrante possui em si é fortalecida.

Eventos que enchem os olhos e aproximam pessoas, com um charme natalino especial, podem ser apreciados também no interior e não apenas nos grandes centros. Igrejas, markets, e cidades inteiras se vestem de luzes, cheiros, cores, muitas cores, que se destacam no branco puro da neve.

Aqui na região de Waterloo as paradas de fim de ano reúnem multidões nas ruas. O espírito de confraternização e ajuda ao próximo é mais aflorado e pode ser visto em todos os lados. Espaços de eventos como o Bingemans, tradicional centro de convenções em Kitchener, traz o Gift of Lights, são milhares de luzes de natal em túneis, displays e outros para visitar no conforto do seu carro— um drive-through natalino que encanta não só as crianças.

As igrejas são um espetáculo à parte. São diversas apresentações com muita música e, mais uma vez com destaque, a comunidade unida em pró do evento. Assistimos ano passado o Christmas in Concert na igreja Koinonia em Bloomingdale, Ontario. É realmente um espetáculo que se repete todos os anos. Músicos, intérpretes, atores e atrizes, efeitos luminosos e sonoros, tudo em sincronismo e qualidade surpreendentes. Algo a destacar é que mesmo sendo organizado em uma igreja o evento não é apelativo a religião e sim a confraternização da data.

O tão esperado Christmas Market em Kitchener acontece em quatro dias na rua principal da cidade, em frente e também dentro da prefeitura. Uma imensa árvore simboliza o natal próximo ao palco principal sempre ocupado por artistas e muita música. Na rua, várias barracas espalham o cheiro que marca positivamente a data em nossos corações. Comida! Em Kitchener, tradicionais canadenses e, por experiencia do ano anterior, uma pitada de culinária alemã.

Enfim, estamos muito feliz em poder participar das celebrações de fim de ano por aqui no interior canadense. Aquelas cenas dos filmes favoritos de fim de ano que assistimos incansavelmente na sessão da tarde quando éramos mais jovens, hoje é a realidade vista pela janela. A cada nova cidadezinha uma experiência, em cada experiência a vontade de continuar a desbravar este país tão lindo que escolhemos como lar.

Um novo ano vai começar. Que essa data seja importante para você renovar tudo aquilo que você sonha em conquistar.


Acompanhe nosso programa de rádio todos os Sábados às 8 p.m., horário de Toronto, através da pagina no Facebook The Brazilian Show on CJIQ 88.3. Nos vemos por lá.

DEIXE SUA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui