Domingo, 5 de novembro às 2 horas da manhã (hora local), os relógios retornarão uma hora, dando uma hora extra de sono.Está chegando a hora de atrasarmos os relógios em uma hora, e com isso o horário de verão do Canadá e Estados Unidos chega ao fim.
O Canadá é dividido em seis fusos horários, com base em propostas do engenheiro de estradas de ferro escocês-canadense Sir Sandford Fleming, que foi um dos pioneiros no sistema de fuso horário do mundo.
Relógios para trás ou para frente?
“Primavera para a frente, outono pra trás” (“Spring forward, fall back”) é um dos pequenos provérbios usados para lembrar a maneira de configurar seu relógio. Você ajusta seu relógio para a frente 1 hora na primavera quando DST (Daylight Saving Time) começa (= perde 1 hora) e volta 1 hora quando DST termina no outono (= ganha 1 hora).
Cidade canadense foi a primeira
A Alemanha usou o DST em 30 de abril de 1916, pela primeira vez, tornando-se o primeiro país do mundo a usar DST em escala nacional. No entanto, a cidade de Thunder Bay em Ontário, Canadá, implementou o DST em 1908.
Quatro cidades canadenses, por decisão local, usaram o horário de verão em 1916: Brandon, Manitoba, em 17 de abril; em seguida foi Winnipeg em 23 de abril; Halifax, em 30 de abril; e Hamilton, Ontário em 4 de junho.
Saskatchewan não usa
O horário de verão agora é observado na maioria das regiões de todas as províncias e territórios do Canadá, exceto em Saskatchewan (embora, como a província está no fuso horário da montanha e observa o horário do CST, é efetivamente no horário de verão). CST é o Central Time Zone.
De acordo com a Constituição do Canadá, as leis relacionadas ao cronograma são uma questão puramente provincial. Na prática, desde o final da década de 1960, o DST em todo o Canadá tem sido estreitamente ou completamente sincronizado com os Estados Unidos para promover uma interação econômica e social consistente. Quando os Estados Unidos prolongaram o DST em 1987 para o primeiro domingo de abril, todas as províncias canadenses que observaram o horário de verão seguiram o exemplo para imitar a mudança.
Outros lugares no Canadá que não usam o DST:
- Peace River Regional District, B.C.
- Fort Nelson, B.C.
- Creston, B.C.
- Pickle Lake, ON
- New Osnaburgh, ON
- Atikokan, ON
- Quebec’s north shore

Nem todo mundo usa
Menos de 40% dos países do mundo usam o horário de verão. Alguns países o utilizam para aproveitar melhor a luz natural durante as noites. A diferença de luz é mais notável nas áreas com uma certa distância do equador da Terra.
Alguns estudos mostram que DST poderia levar a menos acidentes rodoviários e ferimentos, fornecendo mais luz do dia durante as horas que mais pessoas usam as estradas. Outros estudos afirmam que a saúde das pessoas pode sofrer devido a mudanças no horário de verão.
O DST também é usado para reduzir a quantidade de energia necessária para a iluminação artificial durante as horas da noite. No entanto, muitos estudos não concordam com as economias de energia, embora alguns estudos mostrem resultados positivos, outros não.