Canadá – Imóvel no Canadá. Comprar ou não comprar. Eis a questão!

0
374
Andreia Brazil

Eu sempre acreditei que comprar imóveis é um dos melhores investimentos. Independente se a economia está em crise ou se apresenta um quadro estável, na minha opinião é sempre uma boa hora para adquirir um imóvel aqui ou em qualquer outro lugar no mundo.

Nesta edição, me pediram para dar a vocês, leitores, algumas dicas sobre a aquisição de imóveis aqui no Canadá, então eu resolvi dividir com algumas que eu sigo ao pé da letra.

As minhas melhores dicas para os imigrantes que sonham com a casa própria no Canadá, mas têm medo do que pode acontecer com o mercado imobiliário em 2018 são:

 Primeiro as dicas básicas:

Dica 1 – Procure um agente de hipoteca (mortgage broker) para lhe ajudar a conseguir um bom financiamento. É muito importante entender o contrato oferecido pelo banco e é uma consultoria que você não tem custo para tê-la.

Dica 2 – Conhecimento é poder. Procure informação sobre o que é necessário para se qualificar para um financimento, um mortgage broker pode prepará-lo para que você seja aprovado para os melhores produtos disponíveis no mercado.

Dica 3 – Se você esta pensando em comprar um imóvel aqui no Canadá para vendê-lo em 1 ou 2 anos com a intenção de fazer um dinheiro rápido, boa sorte! “Successful Flipping” só acontece nos programas do canal HDTV. I love that show!

Dica 4 – Pare de pagar aluguel. Se você esta pagando aluguel, mas está trabalhando tempo integral, ganhando cerca de $50,000.00 por ano, tem algum crédito estabelecido e 5% para dar de entrada, você pode comprar um imóvel na faixa de uns $300,000.00. Talvez isso não seja uma realidade em Toronto ou Vancouver, mas é com certeza possível em outras áreas. Esse imóvel não vai atender todas as suas necessidades, mas será sem dúvida uma porta para um imóvel melhor. Com o passar dos anos, o imóvel se valorizará e você terá uma entrada maior para a casa ideal. Tudo é uma questão de planejamento e prioridade.

Para aqueles que leram a Dica 4 e pensam que é loucura o que eu sugeri, talvez mudem de ideia com a Dica número 5.

Dica 5 – Se você comprar um imóvel hoje e se o preço cair nos próximos meses, você pode ter certeza que o preço vai subir novamente. O mercado imobiliário na América do Norte sofre um fenômeno a cada 9/10 anos onde os preços inflacionam muito, todos ficam assustados, muita gente faz muita grana, muita gente perde a oportunidade de adquirir um imóvel, a economia vira foco de atenção na mídia e dá inicio a especulação de que o mercado imobiliário é uma bolha e que se essa bolha explodir os preços dos imóveis vão baixar dramaticamente. Pois é, o Canadá já sofreu esse fenômeno algumas vezes e vai continuar sofrendo nos próximos 10, 20, 30, 40…… anos pela frente. Na verdade, esse fenômeno acontece em vários lugares no mundo. Com o passar dos anos, a moeda perde o valor e o que parecia ser ridiculamente caro passa ser uma pechincha. Tudo é uma questão de perspectiva.

Dica 6 – Pesquise o valor de mercado dos imóveis que foram vendidos há 40, 30, 20, 10.  Meu ponto é, quem comprou um imóvel há 30, 20, 10, 2 anos, fizerem um ótimo e lucrativo negócio. Eu acredito que aqueles que comprarem imóveis hoje, amanhã…. vão estar sempre fazendo um negócio fantástico e lucrativo também!