Turismo Canadá – Onde você passou o aniversário da rainha?

Em 2018, o tema escolhido para o Festival das Tulipas em Ottawa, como parte das celebrações do Victoria Day, foi o “Mundo de Tulipas” e vários países mereceram uma referência especial, inclusive o Brasil.

169

No Brasil, os feriados nem sempre caem em uma segunda-feira. E assim os brasileiros algumas vezes não têm como proporcionar um longo fim-de-semana. Já no Canadá, alguns feriados são fixos na segunda e garantem a folga prolongada. Entre eles, está a comemoração do aniversário da rainha. E aqui vale um complemento. No Brasil, teríamos de saber qual rainha. A da bateria ou a da Suécia? A do samba vive bem ali, no coração carioca. Mas a da Suécia, embora tenha morado em São Paulo e fale português sem sotaque, mora em Estocolmo.

Aqui no Canadá, a questão colocada não só procede como é mais habitual do que podemos imaginar. Para a população canadense, existe um período do ano extremamente importante: a primavera. Não podemos nos esquecer de que o país tem um inverno muito rigoroso, e, com a primavera, o bom humor brota a olhos vistos. Mesmo que seja uma primavera de calendário e, lá fora, o frio ainda resista. É quando surge a dúvida entre os canadenses, mesmo para aqueles que, como eu, nasceram em outras plagas: onde você vai passar o aniversário da Rainha, o Victoria Day?

Mas, afinal, por que é tão importante para o turismo doméstico o aniversário da Rainha Vitória? Nas ruas, poucos irão dar uma resposta sobre a festejada monarca. A verdade é que a data marca o fim do inverno, o início da primavera e o advento do verão. Além disso, o dia é acrescido da comemoração do aniversário da atual rainha do Canadá e do Reino Unido, Elizabeth II. Acontece que, embora seja um dos mais importantes festejos natalícios, nem a rainha Vitória e muito menos a sogra de Lady Di nasceram no dia 21 de maio, Victoria Day. Pouco importa: data escolhida, data celebrada. A comemoração é sempre na primeira segunda-feira anterior ao dia 25 de maio, verdadeiro natalício da rainha Vitória.

Muitas cidades disputaram o melhor Victoria Day. Vancouver foi de parada a rodeio. Já Montreal, no Canadá francês, aproveitou para comemorar no mesmo dia a Jornada Nacional dos Patriotas, dedicada aos que lutaram em 1837-38 pela liberdade e democracia. Toronto, a maior cidade do país, festejou mais uma vez em grande estilo, e apostou nos mais belos e longos fogos de artifício à beira do lago Ontario.

No entanto, com tantas atrações e promessas aos turistas, a joia da coroa da rainha está em Ottawa. Na capital do Canadá, uma agenda turística de quatro dias no mês de maio garantiu a presença de canadenses e estrangeiros. Os eventos, a maioria com entrada franca, foram os mais variados. Desde uma grande parada cívica a um Festival de Tosquia de Ovelhas, passando por uma Feira de Ciências, atividades recreativas para crianças e um show musical com as músicas dos filmes de Harry Potter, além dos fogos de artifício, como acontece em todas as cidades.

Entre as variadas atividades, Ottawa conseguiu impor um espetáculo que superou todos os outros e tomou assento cativo entre as grandes atrações turísticas do país: o Festival Canadense das Tulipas. Durante todo o mês de maio, um manto florido de tulipas com 60 tipos da flor é espalhado por toda a cidade. Um espetáculo que garantiu o título de Capital Mundial das Tulipas.

Em 2018, o tema escolhido para o evento foi “Mundo de Tulipas” e vários países mereceram uma referência especial, inclusive o Brasil. A origem do festival remonta à chegada da princesa holandesa Juliana à Ottawa, durante a ocupação nazista de seu país, e o nascimento em solo canadense de sua filha Margarida. Em agradecimento pela acolhida, desde o fim da segunda guerra mundial, a família real holandesa envia 100 mil lâmpadas no formato de tulipa para a capital do Canadá. O evento, que acontece desde 1953, é um dos maiores do gênero no mundo e faz da flor oficial de Ottawa um símbolo de amizade e paz entre as nações. Já tem canadense perguntando: e em 2019, onde você vai passar o aniversário da rainha?