Colaborador da Wave publica livro com crônica política

0
140
Rogério Silva e o ilustrador Maurício Ricardo

O “MUNDO MARAVILHOSOS DE ALICE e outras histórias” é o primeiro trabalho literário do jornalista Rogério Silva, articulista político brasileiro que contribui regularmente com análises do cenário daquele país nas páginas da Brazilian Wave Magazine.

O livro é uma coletânea de 8 anos de publicações em jornais, revistas e portais de internet, que agora aparecem contextualizados no livro e servem de registro histórico acerca de fatos ocorridos na cena política brasileira, com forte impacto na economia e comportamento humano.

Muitos dos artigos figuraram nas páginas da BWM e, abaixo, Silva explica como esse projeto ganhou forma e se transformou em sua obra prima.

Wave  – O Brasil é fonte farta de conteúdo para seus ensaios?

Rogério Silva – Eu prefiro dizer que o Brasil é fonte inesgotável de conteúdos, sobretudo para a crônica política. Com o advento da Operação Lava-Jato, muitas pautas políticas se confundiram com a pauta policial. A má fé dos políticos na condução de seus cargos revela, no dia a dia dos noticiários, como a coisa pública é tratada no Brasil.

Wave  – O seu texto carrega irreverência e até um certo tom jocoso. O leitor que o prestigia nos periódicos vai encontrar essa mesma verve no seu livro?

Rogério Silva – Sim, e até um pouco mais acentuada. O livro ganhou o traço inconfundível do chargista Maurício Ricardo, do “charges.com.br”, o portal mais famoso desse segmento no Brasil. Ele conseguiu captar as expressões adequadas de políticos e artistas que figuram em meus artigos e enriquecem a narrativa. Também a capa é dele.

Wave  – Você é um jornalista de televisão aberta e do rádio. O que lhe motivou a se arriscar no impresso?

Rogério Silva – Fui colaborador voluntário do Correio de Uberlândia por muito tempo até o encerramento de suas atividades em 2016. Um jornal de 75 anos que sucumbiu às intempéries tecnológicas. Criei o hábito de fisgar os detalhes na notícia e enaltecer aspectos que costumam passar despercebidos nas reportagens. Acredito que este é o papel do analista, perspicaz nessa captação. Com o fim do jornal, senti a necessidade de contextualizar os textos dando-lhes relevância histórica.

Wave  – E além da política?

Rogério Silva “O Mundo Maravilhoso de Alice” é título de um dos artigos emprestado ao livro, que traz também ensaios sobre comunicação, economia, um pouco de autoajuda e telejornalismo.

FICHA TÉCNICA

  • O Mundo Maravilhoso de Alice e outras histórias
  • 224 páginas
  • Assis Editora
  • Autor: Rogério Silva
  • Ilustrações: Maurício Ricardo