Carassauga, mais um ano de sucesso 

337

Três dias de sol e temperatura acima dos 20 graus fizeram do Carassauga de 2018 um verdadeiro festival tropical.

Fotos de Arthur Vianna

Por Arthur Vianna

Alegria, divertimento e descontração foram os ingredientes encontrados por milhares de visitantes nos 32 pavilhões localizados em 10 áreas de Mississauga. No megaevento, cada país ali representado teve a oportunidade de oferecer ao público traços de sua cultura e de seu povo. Uma extensa agenda de atividades artísticas foi distribuída pelos palcos espalhados por toda a imensa área do festival. Para as crianças, os organizadores distribuíram mais de 80 mil convites nas escolas da região e montaram um espaço com atividades esportivas e artísticas.

Embora ainda não tenha sido divulgado o número oficial de visitas, acredita-se não ter sido menor do que no ano passado, quando o evento recebeu quase 400 mil pessoas. E, em 2018, novos países foram incorporados. Entre eles, o Kyrgyz (Quirguistão, em português). O ex-integrante da antiga União Soviética chamou atenção, não só pelos seus trajes, típicos da Ásia Central, como pela qualidade e exuberância de suas manifestações culturais.

Na única área ao ar livre do Carassauga, 14 nações ergueram seus pavilhões. Ao lado da Jamaica, o Pavilhão do Brasil foi, como não poderia deixar de ser, um dos mais animados. Sob o comando da Arilda de Oliveira, o espaço brasileiro ofereceu aos visitantes um show a cada meia hora, além da rica gastronomia verde-amarela.

Prova maior foi a visita da prefeita de Mississauga, Bonnie Crombie, que provou da nossa caipirinha e ainda ficou para degustar um churrasco.

Os espetáculos musicais e artísticos no Pavilhão do Brasil foram os mais variados, com instrumentistas, cantores, dançarinas, capoeira e uma excelente apresentação do maracatu pernambucano. O som e o calor do batuque brasileiro atraiam a todo aquele que estivesse nas proximidades.

A empresa de transporte de Mississauga ofereceu gratuidade durante os horários do evento e os organizadores colocaram ônibus entre os estacionamentos e os pavilhões. O Carassauga – Festival de Culturas é um evento que tem o apoio da prefeitura de Mississauga e o patrocínio do LiUNA! Local 183.