Consulados recomendam aos viajantes brasileiros a retornar ao Brasil enquanto há voos disponíveis

0
152

Segue o que o Itamaraty informa:

Tendo em conta a possibilidade de redução adicional de voos para o Brasil, em decorrência da pandemia de Covid-19, voltamos a recomendar que os viajantes brasileiros que ainda se encontrem no Canadá busquem retornar de imediato para o Brasil. As rotas atualmente disponíveis (United, Latam) incluem trânsito nos EUA e requerem visto para esse país, além de permanência ininterrupta no Canadá nos 14 dias anteriores à viagem. Companhias aéreas que operam voos sem escala nos EUA indicam possibilidade de reativá-los a partir do final de abril ou início de maio (Aeromexico, Copa), mas pode haver alteração nesse plano, caso a situação requeira novas restrições.

Passageiros que não possuam visto válido para os EUA e necessitem retornar ao Brasil antes da reativação de rotas sem escala nesse país poderão encaminhar solicitação de visto de trânsito, em caráter emergencial, ao consulado dos EUA responsável por sua região no Canadá.

Compreensivelmente, os esforços e recursos do Itamaraty têm sido no sentido de levar de volta ao Brasil pessoas que se encontram em países onde os aeroportos estão fechados, onde o sistema de saúde é precário ou mesmo onde os números de atingidos pelo COVID-19 alcançam maior parcela da população. O Canadá não está, felizmente, em nenhuma dessas situações.

Portanto, caso não possam permanecer no Canadá por tempo indeterminado, recomendamos que considerem seriamente retornar ao Brasil enquanto há voos disponíveis.

Recomendamos, igualmente, o preenchimento do formulário abaixo:

https://www.surveymonkey.com/r/RTH3FXZ

Itamaraty

O Ministro Ernesto Araújo dirige-se a todos os brasileiros que se encontram retidos no exterior em decorrência do surto de coronavírus.

Os números de contato de emergência no exterior estão aqui:

Também estão disponíveis os seguintes números telefônicos brasileiros para assistência aos brasileiros, divididos em regiões geográficas:

  • América do Sul: +55 (61) 9826 00 767
  • América do Norte, Central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610
  • Europa: + 55 (61) 9826 00 787
  • África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568
  • Ásia e Oceania: + 55 (61) 9826 00 613

Perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/midias-digitais

Alertas consulares por país:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/rede-consular