A LiUNA Local 183 é hoje a maior da América do Norte com aproximadamente 45 mil associados.
Por Marta Almeida

São profissionais que atuam na grande Toronto em diversas áreas da construção civil e que com o apoio da instituição podem se aperfeiçoar em programas específicos de treinamento. Com o crescimento deste setor e o surgimento de novas tecnologias, o treinamento e a capacitação dos trabalhadores são uma exigência do mercado cada vez mais aquecido e forte. “Na LiUNA Local 183 Training Centre, temos todo tipo de curso para construção civil, residencial, comercial, desde a manutenção até limpeza,” diz Jack Oliveira, Business Manager da 183. São programas com duração de 3 a 12 semanas, nas mais diversas áreas: carpintaria, demolição, fundação de casas e edifícios, tubulação de água e esgoto, pavimentação, construção de pontes, soldagem, paisagismo, construção de estradas e assentamento de cerâmica e azulejos, entre outros.
Ao todo são cinco os centros de treinamento : Vaughan, Cobourg, Toronto, Barrie e Kingston. Uma equipe constantemente atualizada está à frente dos cursos que incluem o uso de novos materiais, ferramentas e técnicas. “Nossos associados não pagam pelos cursos. Temos parcerias com algumas escolas e às vezes paga-se no máximo a inscrição,” acrescenta Oliveira.
Requisitos, treinamento móvel e oportunidades durante o inverno
Para fazer um treinamento, além de ser associado da Local 183, a depender do curso é preciso ter mais de 18 anos, grau 10 completo e carteira de motorista G ou G2. Empresas interessadas em qualificar seus empregados podem solicitar o “Mobile Training Classroom” com espaço para classes de até 14 pessoas. No MTC são oferecidos cursos especialmente nas áreas de saúde e segurança do trabalho, como o manuseio correto de materiais perigosos e os cuidados para o trabalho em locais de grande altura. Agora no inverno, como parte dos trabalhadores fica sem trabalhar devido às condições climáticas, os treinamentos ganham maior evidência e este é o momento oportuno para a capacitação. “Nossas escolas de formação trabalham em todo tempo, chegamos a treinar quase 40 mil trabalhadores a cada ano,” diz Jack Oliveira destacando ainda que a força trabalhora da LiUNA é muito produtiva e por isso estes treinamentos são essenciais: “Estamos a construir cidades pelo Canadá afora e na América e as empresas respeitam e gostam muito do trabalho dos nossos associados.” Todas as informações sobre os cursos disponíveis, calendário e requisitos para inscrição estão disponíveis no site www.183training.com