A emissão por embaixadas e consulados continua normal.
A Polícia Federal (PF) anunciou nesta terça-feira que suspendeu a confecção de todos os passaportes solicitados a partir das 22h de hoje.
O motivo da medida, segundo nota da PF, é a “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.
Isso significa que o orçamento para a emissão de passaportes chegou ao limite dos gastos previstos na lei orçamentária da União.
Segundo a nota da Polícia Federal, o agendamento pela internet para a emissão de passaportes e atendimento nos postos de todo o país continuarão funcionando, mas não haverá previsão de entrega dos passaportes solicitados até que seja normalizada a situação orçamentária.
“A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço”, disse a PF.
Segundo postagem do jornalista José Francisco Schuster, que também é funcionário do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, no seu grupo Brasileiros no Canadá, no Facebook, a emissão de passaportes no exterior, por embaixadas e consulados, está normal, “pois estão no orçamento do Itamaraty, e não da Polícia Federal”.
Para emitir um passaporte, é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25 correspondente à emissão do documento. No caso de passaportes de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.
Agendamento mantido
O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. Quem agendou para fazer o passaporte nos postos da PF poderá comparecer aos locais no horário combinado, no entanto, não há previsão para entrega dos passaportes solicitados, enquanto não for normalizada a situação orçamentária, segundo a Polícia Federal.
Segundo a Polícia Federal, usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27 receberão seus passaportes normalmente na data marcada para buscá-los.
Fontes: O Globo e AcheiUSA




























