Uma das melhores formas de conhecer um lugar é andando a pé pela cidade, observando as construções e as manifestações artísticas, experimentando as comidas de rua e convivendo com os habitantes locais. A arte mostra muito do lugar, suas influências e história. Por isso, usar a arte como fio condutor para conhecer a Colúmbia Britânica (BC) é uma excelente forma de ir para localidades menos exploradas por brasileiros, porém ricas em belezas e cultura. Diversas cidades da província contam com mapas virtuais em que é possível conhecer mais a fundo os murais locais e artistas por trás deles. Depois, vale gastar as solas dos sapatos apreciando de perto cada criação e fazer uma verdadeira imersão nessas comunidades.

© Reinhardt | Dreamstime.com)
Referência mundial
A pequena Chemainus, na ilha de Vancouver, é lembrada por sua grande galeria de murais ao ar livre. São 44 obras de arte desse tipo na cidade que, apesar do pouco tamanho – cerca de 4 mil habitantes –, fincou seu lugar no mapa pelo projeto que incentivou essas pinturas no local, ganhando reconhecimento mundial. As artes contam a história e a cultura da região e também dos artistas que as fizeram, como a obra Memories Of A Chinese Boy (Memória de um menino chinês, em tradução para o português), de Arthur Cheng, renomado artista de Vancouver nascido em Nanchang, na China.
O projeto nasceu nos anos 1980, após uma crise que afetou a economia local. Com investimento de diversas empresas e entidades, foi lançado o Festival de Murais de Chemainus, que incentivou e financiou a pintura de diversas obras. A iniciativa acabou atraindo novos negócios e visitantes para a cidade, o que fortaleceu a economia de lá. Em vez de se tornar uma cidade fantasma, a comunidade renasceu como um ponto turístico e de valorização de artes de todos os tipos.
Mosaicos comemorativos
Pelos 150 anos do Canadá, em 2017, foram instalados mosaicos em 150 municípios por todo o país. Em BC, são 18 murais celebrando a data, nas cidades de: New Westminster, Prince George, Campbell River, Penticton, Abbotsford, Parksville, Victoria, Fort St. John, Summerland, Chilliwack, Revelstoke, Langley, Oliver, Port Coquitlam, Kelowna, Pitt Meadows, Port Moody e Surrey.
Os mosaicos ficam dentro ou fora de prédios públicos de cada cidade e podem ser vistos gratuitamente. Cada um deles é formado por pequenos azulejos pintados individualmente por crianças – em projetos realizados nas escolas – e por outros moradores locais que, com as tintas disponibilizadas por organizadores do projeto, podiam fazer a arte que quisessem. Juntas, essas peças formam um grande desenho de algo que representa aquela localidade. No caso de Prince George, por exemplo, a obra fica no CN Centre e todos os pequenos azulejos pintados formam um alce e um grande Mr. PG Man, o símbolo mascote da cidade.

Algumas outras experiências possíveis
Em Prince George é possível também fazer um tour por outros murais locais com o uso de um mapa virtual (veja link deste e de outros mapas virtuais no final deste post: Para saber mais). Só no centro da cidade são 22 obras espalhadas pelas paredes e muros. Além de PG, outras cidades contam com obras de rua icônicas a serem apreciadas e formas organizadas de fazer isso. Kelowna também conta com um mapa virtual em que é possível ver a localização dos murais da cidade, para um tour auto-guiado. No site, basta clicar nos números no mapa para ter uma pequena descrição da arte e o nome do artista que a pintou. No número 44, por exemplo, fica The Kelowna History Mural, de Eric Blais, que apresenta parte da história de Kelowna nas quatro estações do ano.
A arte Harvest, de Leslie Waddington, está descrita no número 2 do mapa no site de turismo da cidade de Chilliwack, outra comunidade que conta com um tour virtual pelos murais locais. Ela mostra as belezas da cidade e a história dos primeiros povos da região. Assim como nos demais municípios, pelo website é possível ver a localização e descrição de cada obra. Victoria, a capital da província, conta com uma vizinhança destinada a artes do tipo, a Burnside Gorge. A iniciativa chama-se Concrete Canvas e conta com murais de diversos artistas locais e de fora da cidade, como Calvin Coles, que pintou uma das maiores obras da cidade, em que representou pássaros.
Esses são apenas alguns exemplos de localidades em que é possível apreciar obras de arte de rua e, assim, também viver um pouco da vida local.
Para saber mais:
- https://muraltown.com
- https://www.chemainus.com
- https://canada150mosaic.com
- https://www.downtownpg.com/community/explore/getting-around/
- https://www.youtube.com/user/dwgreenberg/videos
- https://www.tourismkelowna.com/blog/post/street-art-of-kelowna/
- https://muralmap.ca/#/
- https://tourismchilliwack.com/experiences/arts-culture/
- https://www.victoria.ca/EN/main/residents/culture/public-art/concrete-canvas.html