Dia de Portugal, Camões, e Comunidades Portuguesas

0
91

Por Maya Gasparoto e Arthur Vianna

Na geografia linguística, a língua portuguesa pode ser encontrada nos cinco continentes, sendo o idioma oficial em nove países: Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

No dia Língua Portuguesa, 5 de maio, a ONU celebrou a importância histórica e cultural do idioma para toda a comunidade de países de língua portuguesa. Em evento realizado na sede das Nações Unidas, embaixadores dos países lusófonos doaram livros escritos em português para a biblioteca da organização.

No dia 10 de junho, portugueses de todo o mundo festejam a sua mais importante data, o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. O dia é uma referência à data da morte do poeta português Luís de Camões. Desde 1978, o Dia de Portugal incorporou uma homenagem às comunidades portuguesas presentes em todo o mundo. Também o dia 10 de junho foi escolhido pela Igreja Católica para homenagear o Anjo Custódio como protetor de Portugal.

Como acontece todos os anos, o presidente de Portugal escolhe um país para marcar as comemorações do dia 10 de junho. Em 2019, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua presença na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Assim como em outros países com forte presença de portugueses e seus descendentes, o Canadá irá comemorar a data em várias cidades.

CELEBRAÇÕES PELO DIA DE PORTUGAL, 2019

BRAMPTON, ON – 2º Lusofonia Festival em comemoração pelo Dia de Portugal. Nos dias 15 e 16 de junho no Garden Square com hasteamento da bandeira portuguesa, festival folclórico, comidas típicas e apresentações musicais. Entrada grátis.

EDMONTON, AB – No dia 1 de junho, entrada GRÁTIS, participe de eventos promovidos pela Canadian Multicultural Society (PCMS). Portas abertas ao meiodia. Local: Londonderry Community Hall – 14224 – 74 Street.

HAMILTON, ON – No dia 8 de junho, jantar e fado na comemoração do Dia de Portugal. Local: Vasco da Gama Futebol Clube, 175 James St. North.
KINGSTON, ON – No dia 8 de junho, jantar de comemoração ao Dia de Portugal no Portuguese Cultural Centre of Kingston, 959 Division Street. Detalhes do evento no: https://allevents.in/kingston/dia-de-portugal-2019-portugal-day/200016835940046

LONDON, ON – Dança folclórica e comida típica portuguesa, promoção da Portuguese Canadian Multicultural Society.
Dia 1º de junho no Londonderry Community Hall (entrada grátis).

MONTREAL, QC – A partir do dia 10 de junho, o 6º Festival Portugal Internacional de Montreal. No domingo, dia 16, o Grande Desfile de Portugal, com muita música, shows e dança folclórica (ruas Rachel e St.Urbain).

TORONTO, ON – Dundas West Fest: A diversão está garantida na Little Portugal entre os dias 7 e 8 de Junho. O festival de rua Dundas West Fest acontecerá na Dundas St West entre a Ossignton St e Landsdowne Ave. Música, dança, culinária e arte são alguns dos componentes do evento.
A tradicional Parada do Dia de Portugal será realizada no dia 9 de junho a partir das 11am, na Dundas St West entre Lansdowne Ave e Crawford St.