Documentário: Persistir Para Existir

0
52

Sidney Melo, “Sid”, vem de uma família de grandes realizadores, admirada e respeitada nas comunidades brasileiras ao redor do mundo. Ele é filho de Dalva Melo, ex-Vice-Cônsul do Brasil em Toronto e do falecido Carlito Melo, um mestre de muitas realizações: um químico profissional, músico lendário e artista plástico talentoso.

Baseado em uma história real, “Persist to Exist” (Persistir para Existir) é um documentário sobre a arte brasileira da capoeira. A premissa deste documentário demonstra como a arte da Capoeira ajudou pessoas que vivem contra todas as probabilidades. Trata-se do triunfo de um Contra-Mestre, o Capoeirista brasileiro, Gerdson Dias Alves, “Sapo”, um sobrevivente de uma experiência traumática nos bairros mais violentos do nordeste do Brasil, que construiu um novo e promissor futuro para si e sua família no Canadá.

A amizade entre Sapo e Sidney começou no funeral do pai de Sidney. Sid e sua irmã organizaram uma cerimônia de cultura afro-brasileira para melhor representar seu pai, e é aí que Sapo e a Capoeira entraram. Esse ritual de capoeira é realizado quando um colega capoeirista passa para um outro plano … eles dançam com seu espírito. Depois que Sidney conheceu a história da vida de Sapo, ele se sentiu compelido a compartilhá-la com o resto do mundo.

Durante a entrevista, Sidney contou que durante sua viagem ao estado da Bahia para espalhar as cinzas de seu pai, ele visitou uma escola de capoeira e filmou um pequeno documentário que encantou a comunidade de Capoeiristas, “durante esse processo tive uma epifania de que meu objetivo era continuar o legado de meu pai de promover a cultura brasileira para o mundo … e aqui estou fazendo exatamente isso … continuando meu trabalho na comunidade brasileira … mas agora com sua ajuda, criando um filme sobre Capoeira para o mundo ver.

Este documentário é sobre um talentoso cineasta, honrando seus ancestrais, educando, contribuindo positivamente para a humanidade e dando continuidade ao legado de seus pais de fazer boas ações. Alguns dos recursos deste filme serão doados para ajudar a financiar despesas médicas do filho de Sapo, Naue, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome IFAP. Também, irá ajudar a financiar uma instituição de caridade que trabalha com crianças carentes que vivem em risco em favelas no Brasil.
A sua generosa doação para esta produção cinematográfica e estas causas especiais são muito apreciadas e podem ser feitas através do seguinte site: https://igg.me/at/persisttoexist