Entrevista – Jogador Pampa relembra os seus melhores momentos no voleibol

0
155

O atleta brasileiro fez parte do time que ganhou o primeiro ouro olímpico da modalidade para o Brasil

André Felippe Falbo Ferreira, ou simplesmente Pampa, 50 anos, foi um dos jogadores de vôlei mais importantes da sua geração, pois pertenceu à equipe que conquistou a primeira medalha de ouro para o vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Na ocasião, o atleta natural de Recife, Pernambuco, fazia parte do time comandado por José Roberto Guimarães e que fez história ao levar o título inédito ao país, tornando a modalidade brasileira uma das potências mundiais. “Fazer parte da equipe que fez a história do vôlei brasileiro no mundo, ter a primeira medalha olímpica de ouro em esportes coletivos olímpicos foi e continua sendo sensacional! Foi uma emoção indescritível! Deixar o nome escrito no livro olímpico não é para qualquer um. É um sonho, um desejo e uma realização que ficarão marcados para todo o sempre em nossas vidas, das nossas famílias e do povo brasileiro” – comenta.

Além de Pampa, a equipe de ouro tinha estrelas como Marcelo Negrão, Giovane Gávio, Tande, Maurício Lima, Talmo Oliveira, Amauri Ribeiro, Carlão e outros jogadores.

Antes dessa conquista, Pampa já vinha se destacando no esporte em diversas oportunidades. Em 1988, fez parte do time que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Seul, e foi eleito pela FIVB – Federação Internacional de Voleibol – como o melhor atacante brasileiro do torneio. Em 1991, também integrou a equipe que ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Havana.

Já em 1993, após a conquista olímpica, o atleta obteve mais uma vitória com a sua equipe, desta vez levando o ouro na Liga Mundial. E por aí vai…

Outras conquistas vieram para o atleta recifense fora das quadras, ou seja, no setor administrativo do esporte. Após encerrar a carreira, Pampa trabalhou no Ministério do Esporte, foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano – em São Paulo – e também de Campos – no Rio de Janeiro. Depois, ele assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco e, mais tarde, trabalhou no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, de 2017 a 2019.

Hoje ele ministra palestras motivacionais, onde conta um pouco das suas experiências e conquistas.

Confira a entrevista que o campeão olímpico concedeu ao podcast Wave On The Go.

Music: Tuesday
Musician: Sascha Ende
Site: https://filmmusic.io/song/2992-tuesday
License: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode