Financiamento para construção de uma casa nova

Por Andreia Brazil

687
Construir uma nova casa pode significar muitas coisas boas para você e sua família, incluindo a oportunidade de morar na casa dos seus sonhos
Construir uma nova casa pode significar muitas coisas boas para você e sua família, incluindo a oportunidade de morar na casa dos seus sonhos.

Sim, é possível conseguir financiamento para ajudar na construção de sua casa

Construir uma nova casa pode significar muitas coisas boas para você e sua família, incluindo a oportunidade de morar na casa dos seus sonhos, poupar dinheiro em comparação com a compra de uma casa pré-construída e a sensação de realização e satisfação que acompanha tudo isso.

Enquanto você está na fase inicial do planejamento para construir a casa dos seus sonhos, pode ser útil conversar com um mortgage broker licenciado. Você terá uma idéia realista sobre o processo e poderá aplicar para um pré-aprovação para o empréstimo da construção. O banco não dará dinheiro para o lote e será exigido um recurso próprio de 25% do valor da obra. Os 25% deverão ser suficientes para você concluir a primeira etapa da obra que representa 35% da construção total. A partir deste ponto o banco entrará com parcelas conforme as etapa cumpridas. Caso você não possua os 25%, seu lote quitado ou outro imóvel que você possua, podem servir para você conseguir um empréstimo. A informação mais importante que os bancos irão considerar é se você tem ou não a capacidade de pagar esta dívida.

Depois de ter elaborado seus projetos de construção, cronograma, estimativa de custos e um contrato assinado entre você e seu construtor, tudo será enviado para o banco, atendendo a uma lista de requisitos, e muitas vezes será necessario uma avaliação do valor estimado da nova casa para autorizar e aprovar o empréstimo da construção.

Mesmo com a aprovação, nem o cliente nem o construtor terão acesso aos fundos imediatamente. É importante entender completamente o tempo e as etapas do processo antes de você ficar muito empolgado com a construção. Um ponto vale a pena repetir: o banco NÃO lhe dará dinheiro para o lote nem para a primeira fase da construção! Quando você concluir os 35% da obra, o banco começará a injetar dinheiro no projeto, disponibilizando parcelas de acordo com as fases. Se você não tem recursos suficientes para completar os 35% da obra, ou se você ficar sem dinheiro, a construção para e isso não é bom!

Ao concluir cada fase, você deve solicitar ao banco que mande um avaliador de projetos. Esse profissional irá dizer para o banco em que estágio o projeto se encontra, por isso a necessidade de um fundo de reserva para que a obra não pare caso você tenha que fazer ajustes no cronograma ou no custo da construção.

Além disso, é importante ressaltar que, a cada fase concluída, o banco envia o dinheiro para o advogado e ele pagará os fornecedores em seu nome. Do montante recebido, o advogado terá que segurar 10% do valor, para garantir que todos os fornecedores sejam pagos ao final do processo. Esse valor retido pelo advogado só será liberado 60 dias depois da conclusão da obra. Essa reserva é necessária caso algum fornecedor entre na justiça contra o proprietário. Se não houver nenhum problema, você receberá o valor integral após 60 dias.