Hamilton. A capital do aço e das cachoeiras

Por Christian Pedersen

0
239

Tem gente que acha que Hamilton é apenas aquela cidade com muitas chaminés industriais que fica na metade do caminho entre Toronto e as Cataratas do Niágara, mas essa impressão pode se tornar em uma agradável surpresa.

Hamilton é uma cidade portuária que fica no centro da área mais altamente industrializada do país onde a metalurgia é a atividade econômica mais importante. 60% de todo o aço do Canadá é produzido em Hamilton, por isso o título de Capital do Aço do Canadá.

Pelo menos 130 cachoeiras

É isso mesmo o que você leu: o município de Hamilton é o lar de mais de 100 cachoeiras! Bom, a contagem da organização sem fins lucrativos City of Waterfalls registrou 130 delas, enquanto a renomada instituição educacional e de pesquisa norte-americana Smithsonian conseguiu catalogar 156, ou seja, de qualquer forma é o maior número de cachoeiras do que qualquer cidade no mundo.

Apesar dessa incrível quantidade, de acordo com a Hamilton Conservation Authority, 30 dessas cachoeiras são inacessíveis, mas a cidade está trabalhando em melhorar o acesso construindo um sistema de trilhas. Com certeza isso é algo importante já que algumas pessoas já tiveram que ser socorridas ao tentarem conhecer algumas cachoeiras com acesso perigoso.

Cachoeira Tiffany, em Hamilton. (Foto: cortesia de City-of-Waterfalls)

Tiffany e Webster

A boa notícia é que existem aquelas que podem ser visitadas, como a Tiffany, por exemplo, que é uma cachoeira cascata de 21 metros de altura cuja fonte fica nas proximidades de Tiffany Creek. A atração fica na Tiffany Falls Conservation Area, em Ancaster.

A queda mais popular e conhecida em Hamilton é a Webster, com as águas do Spencer Creek, localizada na Webster´s Falls Conservation Area, em Greensville. A sua crista tem 24 metros e é a maior da região, tanto que tem o maior parque associado a uma cachoeira. De acordo com o sítio City of Waterfalls, a Webster´s Falls tem o maior número de cartões postais vintage, o que significa que tem sido visitada por turistas há mais de 100 anos.

Uma boa fonte para informações sobre as atrações naturais de Hamilton é o conservationhamilton.ca

Cachoeira Webster, em Hamilton. (Foto: Jay-Poel )

Tudo por causa da escarpa

A explicação de Hamilton ter tantas cachoeiras é porque fica na Escarpa de Niágara, uma encosta rochosa que se estende por quase 1.600 quilômetros pela região dos Grandes Lagos. A escarpa é mais famosa como o penhasco sobre o qual o Rio Niágara mergulha nas Cataratas do Niágara, pelo qual é nomeado.

A Escarpa é uma Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO. Tem o ecossistema florestal mais antigo no leste da América do Norte.

Cachoeira Middle-Glendale, em Hamilton. (Foto: cortesia City-of-Waterfalls)