Após a pausa de verão, em julho e agosto, o Núcleo de Leitura voltou à atividade tendo sido a reunião de setembro selecionada para os membros partilharem as suas leituras de verão por Zoom. Em março, foi lido o autor brasileiro escolhido para o ano, Antônio Torres.
No dia 21 de outubro, no decorrer da Semana Cultural da Casa do Alentejo, o Núcleo deu apoio e participou no lançamento do livro de poesia de Rui Balsemão da Silva, Na Cauda do Tempo, a sua terceira obra poética. O autor, já na casa dos noventa, sentiu-se acarinhado pela sala cheia, que reconhece o valor da sua obra.

No dia 23, o Núcleo organizou uma atividade literária fora de vulgar: reunir, os membros e amigos do Núcleo e da Casa, e o público em geral, para ficarem a conhecer vários autores luso-canadenses de Montreal e Laval e as suas obras. O evento foi enriquecedor e bem concorrido.
Como sabemos, as duas grandes comunidades luso-canadenses situam-se nas vizinhas províncias do Ontário e do Quebeque. Infelizmente, os encontros proporcionados para se organizar atividades conjuntas, culturais e outras, são ainda raros, embora muito apreciados.

Vieram de Montreal, quatro autores que apresentaram as suas obras, sendo três deles mulheres:
- Joaquina Pires, com a antologia Mulheres Portuguesas no Quebeque. Caminhos da Liberdade, coorganizada com a cronista Aida Baptista;
- Maria Adelaide Oliveira, autora de um romance, O Manuscrito. Antes que a memória se apague;
- Maria João Sousa, com um livro de poesia, Ramalhete de Emoções.
O autor em destaque do evento, foi o jovem Michael Gouveia, cujo livro chamou a atenção de intelectuais luso-norte-americanos logo após a sua publicação, tanto no Quebeque como nos Estados Unidos, pelo que já foi traduzido do francês para português pela Dra. Leonor Simas Almeida com o título de O Herdeiro (L’Héritier).
Lusodescendente, filho de pais açorianos, Michael publicou um primeiro livro de poesia em francês, e em seguida o romance. Foi a Prof. Manuela Marujo quem fez uma excelente apresentação do livro nesse fim de tarde. Para terminar, Michael agradeceu, num português bastante fluente, as atenções que tem recebido da parte daqueles que apreciaram a sua obra.
Depois das apresentações, os presentes puderam folhear e obter as obras expostas na Feira do Livro Interativa. Houve tempo, nesses dois dias em que as autoras ficaram em Toronto, para visitar alguns pontos de interesse na comunidade e na Universidade de Toronto. Quanto ao jovem autor, tinha família a visitar não longe de Toronto. A ele e às nossas viajantes, desejamos continuada criatividade e ativismo comunitário para ajudar a fortalecer os laços que nos unem como membros de comunidades luso-canadenses em transição.
Nota: O Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo pode ser contactado por Messenger no seu Facebook Group do mesmo nome, ou pelo e-mail: [email protected]
Ilda Januário e Carmen Carvalho




























