Jogos Olímpicos Tóquio 2021

Vale lembrar que esta edição das olimpíadas, adiada pela epidemia de COVID-19, tem início previsto para o dia 23 de julho de 2021.

0
82
Anéis olímpico de Tóquio e japonesa com quimono, traje tradicional do Japão. Foto BEHROUZ MEHRI / AFP (Fonte: El País)

Segundo o jornal brasileiro Globo Esporte, o primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide declarou na 75ª edição do Conselho Geral da ONU, por meio de uma videoconferência, que o país está firme na organização dos Jogos Paraolímpicos e dos Jogos Olímpicos no verão de 2021. Ainda segundo o jornal, Suga disse que fará qualquer esforço para organizar com segurança as Olimpíadas de Tóquio, suspensas em março devido à pandemia do COVID-19. O primeiro-ministro observou: “O Japão, como o teste para que a humanidade vença esta pandemia no próximo verão, sediará os Jogos Olímpicos e Paraolimpíadas ”. Suga também declarou que o Japão pode dar crédito de 4,5 bilhões de dólares em 2 anos a países em desenvolvimento, no contexto da luta contra a pandemia.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) estima que o Brasil tenha entre 250 e 300 atletas representantes na Ásia. Após dúvidas geradas pelo adiamento dos jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que os 178 atletas que já tinham assegurado as suas vagas para 2020, estarão automaticamente classificados para a nova data dos Jogos, em 2021.

De acordo com o jornal brasileiro Gazeta Esportiva, as competições-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio serão retomadas em março de 20221, anunciaram os organizadores do evento. Apesar do aumento das infecções por COVID-19 no mundo, os organizadores seguem com os preparativos do evento.

A maior parte dos testes olímpicos acontecerá em abril e maio de 2021 e servirá para avaliar as medidas implementadas no contexto da crise sanitária do coronavírus, afirmou o vice-diretor-executivo do Escritório de Operações dos Jogos, Yasuo Mori.

A grande novidade anunciada pelo COB e CPB é que o Time Brasil agora tem um novo patrocinador. Trata-se da Havaianas, cujo apoio ao esporte nacional tem duração prevista, inicialmente, até o fim de 2021, segundo o jornal Cultura UOL.

“Os valores do Time Brasil como criatividade, diversidade e o desejo de levar o melhor do Brasil para o mundo nos conectam diretamente com a Havaianas”, destacou Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB, conforme publicado no site oficial. A marca, inclusive, protagonizará uma ação especial já no desfile de abertura do maior evento esportivo do mundo, pois Segundo o anúncio, a delegação brasileira se apresentará ao público japonês usando calçados da nova patrocinadora.

Vale lembrar que esta edição das olimpíadas, adiada pela epidemia de COVID-19, tem início previsto para o dia 23 de julho de 2021.