Wave 106 – Nômade digital: entenda esse novo conceito de trabalho remoto

À medida que comprar uma casa se torna mais difícil e o trabalho remoto mais simples, devemos permanecer apegados à ideia de nos estabelecermos em um só lugar?

Viajar é um desejo em comum entre várias pessoas. Algumas levam esse hobby tão a sério que transformaram as viagens em profissão. E não estamos falando dos guias de turismo. O assunto aqui é sobre um novo profissional: o chamado nômade digital.

O número de nômades digitais tem aumentado em vários países ao redor do mundo

O nômade digital é o profissional que utiliza a tecnologia para trabalhar de forma remota, no famoso estilo home-office. Ou seja, essas pessoas não precisam cumprir a carga horária em um local fixo de trabalho: os recursos tecnológicos permitem que as tarefas sejam realizadas em qualquer lugar do mundo, desde que haja uma boa internet.

Graças à pandemia, mais pessoas estão optando por adotar esse estilo de vida. O número de nômades digitais tem aumentado em vários países ao redor do mundo. Globalmente, a ascensão de um grande e novo grupo de trabalhadores remotos itinerantes é uma das narrativas predominantes sobre um mundo de trabalho reformado pela Covid-19.

O Canadá não oferece um visto de nômade digital

O Canadá ainda não oferece um visto de trabalho específico de nômade digital, como muitos outros países fizeram durante a pandemia para atrair trabalhadores remotos. No entanto, trabalhar online enquanto mora no Canadá é possível devido às permissões de trabalho abertas, ao programa de férias de trabalho e aos vistos empresariais.

A vida de um nômade digital no Canadá difere por província. No entanto, a comunidade de trabalhadores digitais está prosperando significantemente nas cidades de Toronto e Montreal. Existem várias maneiras de fazer networking nessas e em outras cidades canadenses, seja por meio de espaços de trabalho compartilhados ou encontros de nômades digitais. Contudo, é normal que esses trabalhadores virtuais fujam do Canadá durante o inverno em busca de destinos mais quentes.

Advertisement