O mercado imobiliário em Vancouver

0
175
Vista geral do centro de Vancouver.

Quando cheguei em Vancouver, em 1991, como estudante, era uma das poucas brasileiras morando aqui. Hoje eu ouço português por todo lado. Em 2019, o número de residentes permanentes vindos do Brasil subiu para quinto lugar.

Quando os brasileiros chegam aqui, uma das coisas mais difíceis é encontrar um lugar para morar. Com uma taxa de desocupação de 1,1% em Metro Vancouver e um aluguel médio de $1,715 para um apartamento de dois quartos, muitos novos imigrantes brasileiros me perguntam, como corretora de imóveis, se ainda vale a pena comprar a casa própria mesmo com o custo alto dos imóveis.

Minha resposta se baseia em estatísticas e na própria experiência. Aqui está um exemplo do preço médio de um apartamento comprado em 2009.

Você não precisa comprar um imóvel em Vancouver West Side ou mesmo em Vancouver East Side! Há muitas cidades na grande Vancouver que oferecem uma ótima qualidade de vida, como Burnaby, New Westminster, Coquitlam, Port Coquitlam ou Port Moody, onde ainda se pode comprar um imóvel mais barato.

Se você está comprando uma casa para morar, a longo prazo, vale a pena. Em vez de ficar pagando um aluguel caro e ter a incerteza de que talvez tenha que sair, pois o dono talvez vá querer vender o apartamento, use o dinheiro do aluguel e pague uma hipoteca. Comprar um imóvel é uma ótima maneira de economizar dinheiro: você tem que ter a disciplina de economizar para a entrada e para pagar a hipoteca todo mês. Os juros atuais nunca foram tão baixos. A longo prazo, acredito que o preço de imóveis em Vancouver continue subindo, pois a cidade tem muito a oferecer em termos de qualidade de vida, empregos e educação.

A segunda pergunta que sempre ouço: Quais são os passos para se compra uma casa? Veja a seguir as etapas principais:

  1. Acesse a sua situação financeira
    • Crédito: um passo crítico para obter uma hipoteca no Canadá. Logo que chegar ao país, comece um relacionamento com um banco ou credit union. Você já possui um cartão de crédito daqui?
    • Salário: o tamanho de uma hipoteca obtida de um banco depende do seu salário. Se você sabe que vai ter um aumento salarial em um mês, talvez seja melhor esperar.
    • Entrada: normalmente você precisa de, no mínimo, 5% do valor de um imóvel para conseguir financiamento. Como um comprador de primeira viagem (first time home buyer), existem programas para ajudar a aumentar o valor da sua entrada:
      • i. First Time Home Buyers Incentive: esse programa oferece 5 ou 10% do valor do imóvel para você adicionar ao valor da entrada. Esses são os critérios de elegibilidade: você já tem o mínimo de entrada (5%); a sua renda anual não passa de $120,000; o valor do financiamento não é mais que quatro vezes a sua renda anual; você ou seu parceiro são compradores de imóvel pela primeira vez; você é um cidadão canadense ou residente (permanente ou não permanente mas autorizado a trabalhar no Canadá).
      • ii. Home Buyer’s Plan: este programa permite você tirar dinheiro do RRSP para comprar ou construir um imóvel próprio. Se você esta comprando com um parceiro, vocês podem, juntos, contribuir com $50,000.
  2. Obtenha aprovação de financiamento de um banco
    Antes de começar a procurar imóveis, fale com um agente de hipoteca (mortgage broker), pois normalmente ele trabalha independente de um banco e, por isso, pode negociar juros melhores. Esse serviço é pago pelos bancos, não por você.
  3. Ache um corretor de imóveis
    O corretor pode ajudar a encontrar um imóvel que caiba no seu orçamento, além do tipo (apartamento, casa única, casa geminada, duplex) e na região que você deseja. A Real Estate Council da Colúmbia Britânica é uma agência regulatória que assegura que corretores tenham o conhecimento para providenciar a você um serviço de qualidade. Lembre-se que como comprador você não precisa pagar para o serviço de um corretor. Este é de responsabilidade de quem está vendendo a propriedade.