
O mundo mecânico – texto e voz de Roberto Solano
O mundo mecânico
O mundo mecânico tem vida
O aço tem fome
O parafuso se enrosca
De paixão
A mãe chave e seus filhotes
Alimentando com o bico
Dá a porca pequena
Aos famintos
É um mundo duro e frio
Nem tão duro
Nem tão frio
Que se compare aos humanos
Insensíveis
- Mais foto poesias de Roberto Solano
- Crônicas de Nilson Lattari | Celina Penteado
- Poesias infantis Wave Kids
Sobre o autor:
Meu nome de batismo é Roberto Solano Carneiro de Novaes, nascido e criado no Rio de Janeiro, filho de um casal Pernambucano que migrou para o sudeste. Já o meu nome no colégio era, simplesmente, Solano, lá no magnífico colégio de São Bento, onde a minha personalidade foi moldada pela disciplina e pelos estudos.
Nunca fui um bom aluno, preferia o futebol e os amigos, fiz a minha educação emocional nesse terreno fértil dos beneditinos. Lá eu tive um professor de português que me abriu para o mundo das letras. Com um pé na criação, no imaginário, me fez crescer flutuando nas possibilidades infinitas até eu ler João Guimarães Rosa, onde eu descobri a perfeição. Depois, me veio a poesia. Pelas mãos de um tio distante (Manuel Bandeira) e esbarrando no Carlos Pena Filho, fui achando meu cantinho literário.
Hoje, já aposentado da engenharia, me divirto criando personagens e escrevendo sobre outros que, afortunadamente, esbarrei na vida real. O que procuro é a emoção no mais simples possível: o riso leve, a leitura breve, o prazer do escrito, se possível nas estrelas.
Gostou da poesia? Deixe abaixo — final da página — o seu comentário para o autor, Roberto Solano. E não esqueça de “curtir” e “compartilhar” com amigos.
Brazilian Wave. Aqui você sempre encontra uma novidade.
Você leu/escutou O mundo mecânico — foto poesia para começar bem a semana.
Te esperamos na próxima!
Leia e ouça outras foto poesias de Roberto Solano
👏👏👏👏👏👏!
Obrigado 👍
Muito bom!!!👏👏
Obrigado 👍
Fazer poesia com o antipoético é tarefa quase impossível, mas Roberto Solano o faz com maestria. E, ao recitá-la, ainda revela sua musicalidade instintiva (será que existe outra?) na sutileza das pausas e na ênfase nas palavras-chave do texto. Esse é um poeta nato !
Seu comentário me alegra muito! Obrigado 👍
Parabéns ao poeta. Conseguiu tirar leite de pedra com maestria. 👏👏👏
Muito bom!🌟🌟🌟
Obrigado 👍
Bela resposta aos tempos de aridez e frieza que estamos vivendo.
Roberto,como poeta que és, nos traz alento e esperança; máquinas são programadas e homens são sentimentos.
Obrigada.
Gostei do seu comentário 😍
👏👏👏
Obrigado 👍
Muito bom!!!
Obrigado 👍
Adorei Solano
Aliás como tudo que tenho lido da sua lavra !
Obrigado Marcelo 👍