Entrevista com Peter Hawkins e Arnon Melo. Empresários da área de logística

Oportunidade de treinamento em logística.

Pela primeira vez no Canadá, uma empresa de logística é habilitada pelo governo Canadense para oferecer treinamento especializado.

A MELLOHAWK Logistics já é bem conhecida da comunidade de língua portuguesa no Canadá por oferecer serviços de transporte e mudanças para o Brasil, Portugal e mais de 80 países. Este ano, além de continuar atuando nesta área, os empresários Peter Hawkins e Arnon Melo vão encarar um novo desafio: oferecer treinamento especializado por meio de sua nova unidade de negócios, a “MELLOHAWK Logistics International Training Center”.

Depois de 4 anos providenciando toda a documentação necessária, finalmente eles conseguiram o credenciamento do “Ontario Ministry of Training, Colleges and Universities”. Uma grande oportunidade para quem quer iniciar carreira num setor que cresce cada vez mais e precisa de profissionais altamente qualificados. Com toda a estrutura já pronta para as aulas que devem ser iniciadas em junho, os empresários falaram à Wave sobre o novo empreendimento.

Wave: Inicialmente, expliquem por que vocês decidiram criar este centro de treinamento.

Peter: Há várias razões. Primeiro, esta é uma empresa de logística que sempre ofereceu treinamento. Ao longo de nossa história, tivemos em nossa sede diferentes grupos de estudantes em visita e também estagiários. Usualmente temos de 1 a 2 estagiários trabalhando indiretamente ou diretamente em nosso escritório todo semestre. Como o feedback dessas pessoas era sempre de que o tempo conosco trouxe um grande impacto profissional em suas vidas, resolvemos então buscar nossa licença oficial e desenvolver este trabalho de forma organizada e aberta, isso foi uma natural expansão do que nós já fazíamos.

Advertisement | Anúncio

Arnon: Onde estou hoje é resultado de um curso como este e da oportunidade que alguém me deu quando eu comecei minha carreira. Eu tive um chefe que me deu a chance de colocar em prática o que eu tinha aprendido na faculdade. Então mais do que um novo segmento da nossa empresa, o que vamos fazer é ajudar quem quer entrar nesta área.  Muita gente me liga sempre querendo uma oportunidade de vir aqui, aprender, ter experiência canadense… e agora podemos dividir com várias pessoas tudo isso.

Muita gente me liga sempre querendo uma oportunidade de vir aqui, aprender, ter experiência canadense… e agora podemos dividir com várias pessoas tudo isso.

Wave: Quais são os cursos oferecidos?

Peter: O programa inclui 4 partes: Transporte e Comércio Internacional de Cargas, Marketing e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Fundamentos sobre Transação de Cargas (“Freight Forwarding”), e Serviços de Transporte de Carga Especializados. Tudo muito detalhado, desde como medir uma caixa e fazer o pacote apropriado para o transporte até às leis internacionais aplicadas e documentações. E no final, numa quinta etapa, aos que estão iniciando sua carreira no mercado de trabalho canadense, ainda nos aprofundamos em um aspecto muito importante: Como se comportar profissionalmente no Canadá, já a partir da forma como dar um aperto de mãos numa entrevista de emprego, até técnicas de como e por onde começar nessa nova carreira. Eu sempre digo que não podemos dar chances a ninguém de nos dizer não!

Arnon: O comportamento no mundo dos negócios é bem diferente na América do Norte em relação ao Brasil. Há questões culturais que precisamos ensinar também, inclusive a linguagem corporal. E o grande diferencial do nosso programa, além disso, é a chance de colocar em prática aqui mesmo na MELLOHAWK todo o conteúdo das aulas. A teoria será pela manhã, e à tarde teremos o estágio com aulas práticas e visitas, por exemplo, ao aeroporto e área portuária, para ver de perto como tudo funciona.

Wave: Qual é o perfil do estudante para estes cursos?

Peter: Qualquer profissional interessado em logística, com mais de 18 anos de idade, que goste de matemática, pois há muitos cálculos em logística, e que esteja procurando por um treinamento rápido para conseguir um bom emprego.

Arnon: Como o curso tem duração de 3 meses, não é necessário ter visto de estudante. Com visto de turista você pode ser aceito e como o centro já tem o registro do governo, isso ajudará inclusive na imigração para justificar a entrada no Canadá. Mas o conhecimento do inglês é muito importante.

 Nenhuma empresa de logística do Canadá tem um projeto educacional como este.

Wave: Qual é a expectativa para o início das aulas?

Peter: Oficialmente, nossa primeira turma se iniciará em Junho, e as incrições já estão abertas. Levamos quatro anos para conseguir a autorização do governo, e neste tempo todo, as pessoas com quem eu conversava sobre o programa ficavam sempre animadas e isso nos estimulou, pois aqui teremos a possibilidade de fazer o treinamento e ainda oferecer experiência e motivação aos novos profissionais.

Arnon: Estamos com muita expectativa porque faltava isso! Nenhuma empresa de logística do Canadá tem um projeto educacional como este. Somos os pioneiros e tenho certeza que a procura será grande porque temos até uma lista de estudantes que nos procuravam antes querendo fazer um curso aqui conosco. Agora a oportunidade está aí, é só nos procurar!

O MELLOHAWK Logistics International Training Center vai oferecer aulas presenciais e virtuais para obtenção do certificado da CIFFA – Canadian International Freight Fowarders Association Inc. e quando aplicável, certificado também da FIATA – International Federation of Freight Forwarders Associations. O estudante receberá também uma carta de recomendação da empresa, referente ao estágio simultâneo às aulas teóricas na própria MELLOHAWK Logistics. São 12 semanas de aulas, em tempo integral, em turmas de 6 estudantes no máximo. ?

O website sobre o curso ainda não está online, mas você pode deixar o contato em mellohawk.com/training ou podem mandar e-mail com nome e telefone para [email protected], que eles entrarão em contato.?

Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá gostaria de informações sobre esse curso quanto vai custa cada mês. E se após essa turma de junho iniciar se em setembro vai haver inscrição p proxima turma? Pois em junho não daria p mim ir.

Comments are closed.