O primeiro ministro anuncia a extensão do Benefício de Resposta de Emergência do Canadá (CERB)

0
190

OTTAWA, ON – Mais canadenses estão voltando ao trabalho, mas muitas pessoas ainda enfrentam desafios devido ao COVID-19. O governo está começa a tomar medidas para reiniciar com segurança a economia do país e anuncia que continuará a apoiar os canadenses e a proteger a sua saúde e bem-estar econômico.

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou hoje que o governo está ampliando o Benefício de Resposta de Emergência do Canadá (CERB) por oito semanas, para garantir que os canadenses tenham a ajuda de que precisam nesse período de transição de retorno ao trabalho. Esta extensão irá disponibilizar o benefício aos trabalhadores elegíveis por um período de até 24 semanas.

O CERB foi introduzido para ajudar os trabalhadores afetados pela pandemia de COVID-19, para que pudessem continuar a colocar comida na mesa e a pagar suas contas durante este momento desafiador. O governo espera que, tão logo a economia se estabilize e com a retomada da força de trabalho, os canadenses que recebem o benefício comecem a procurar ativamente por oportunidades profissionais, planejando um retorno ao trabalho, desde que sejam capazes e isso seja possível. Neste sentido, o governo também fará alterações no atestado do CERB, que irá incentivar os canadenses que recebem o benefício a encontrar e consultar oportunidades no Banco de Empregos (Job Bank), um serviço nacional de emprego, que oferece ferramentas para ajuda na busca de emprego.

Nas próximas semanas, o governo irá monitor as melhores práticas internacionais, a economia e a progressão do vírus e, se necessário, fazer as alterações necessárias para o programa, de forma que mais pessoas possam ter o apoio de que precisam. O governo também indica que irá buscar maneiras de garantir apoio para todos, incluindo os programas Subsídio Salarial de Emergência do Canadá (CEWS) e o Seguro Desemprego (EI), de forma a ajudar os canadenses a retomarem a suas vidas profissionais.

O CERB é um benefício tributável de CAD$ 2.000 durante um período de quatro semanas para trabalhadores qualificados que pararam de trabalhar ou cujo horário de trabalho foi reduzido devido ao COVID-19.

O CERB está disponível para trabalhadores que:

  • moram no Canadá e tem pelo menos 15 anos de idade
  • pararam de trabalhar por motivos relacionados ao COVID-19, ou são elegíveis para benefícios regulares ou de doença do IE, ou esgotaram seus benefícios regulares ou de pesca do IE entre 29 de dezembro de 2019 e 3 de outubro de 2020
  • obtiveram renda no emprego e/ou trabalho por conta própria de pelo menos CAD$ 5.000 em 2019 ou nos 12 meses anteriores à data de sua inscrição no CERB
  • não ganharam mais de CAD$ 1.000 em renda de trabalho e / ou trabalho por conta própria por período de benefício durante a coleta do CERB
  • não deixaram o emprego voluntariamente

O anúncio de hoje baseia-se em várias medidas, incluindo a extensão proposta do CEWS anunciada em 15 de maio. O CEWS está sendo estendido para 29 de agosto de 2020, para proteger empregos, permitir que as empresas mantenham funcionários na folha de pagamento e recontratem trabalhadores que foram demitidos anteriormente.

Enquanto partes da nossa economia começam a reiniciar com segurança, muitos canadenses ainda estão experimentando os efeitos do COVID-19. Tanto o CERB quanto o CEWS foram introduzidos como parte do plano do governo de apoiar rapidamente os canadenses nessa crise. O apoio se extende a todos canadenses em todos os setores até que eles possam retornar ao trabalho de maneira consistente e segura.

“Sabemos que muitos canadenses em todo o país ainda estão enfrentando um momento muito difícil devido à pandemia do COVID-19, e continuaremos a tomar medidas para melhor apoiá-los. Ao estender o benefício de resposta a emergências do Canadá, os canadenses poderão continuar a comprar mantimentos e pagar suas contas enquanto trabalhamos juntos para reiniciar a economia com segurança e eficácia. ””

—The Rt. Hon. Justin Trudeau, Prime Minister of Canada

“A melhor maneira de trazer a economia de volta de forma rápida e eficiente é fazer com que os canadenses voltem ao trabalho com segurança. Estamos vendo algum progresso positivo no número de pessoas retornando ao trabalho. No entanto, também sabemos que os canadenses continuam enfrentando desafios reais em termos de emprego, doença e assistência infantil. Continuaremos a estar lá para os canadenses nestes tempos difíceis. É por isso que ampliamos os benefícios disponíveis no CERB por mais oito semanas – por um total de 24 semanas. ”


—The Hon. Carla Qualtrough, Minister of Employment, Workforce Development and Disability Inclusion

“Desde o lançamento do Benefício de Resposta de Emergência do Canadá em abril, a Agência de Receita do Canadá ajudou a fornecer ajuda financeira urgentemente necessária a milhões de canadenses que foram impactados pelo COVID-19. À medida que a economia se reabrir nos próximos meses, os canadenses podem contar com o CRA para continuar a fornecer esse benefício crítico aos trabalhadores que ainda precisam de algum apoio enquanto retornam à força de trabalho.”

—The Hon. Diane Lebouthillier, Minister of National Revenue

“O governo continuará a garantir que seus programas estejam funcionando como planejado; preenchendo as lacunas, apoiando os mais vulneráveis do Canadá e não deixando ninguém para trás. A extensão do CERB permite mais espaço para os canadenses se prepararem para voltar ao trabalho. O governo continuará a fazer os investimentos necessários para proteger a saúde dos canadenses e apoiar os trabalhadores que construíram um Canadá forte.”

—The Hon. Bill Morneau, Minister of Finance

Notas gerais

• Os canadenses começam a receber seus pagamentos do CERB por depósito direto dentro de 3 a 5 dias após a inscrição e por correio dentro de 10 dias após a inscrição. Os canadenses deverão se inscrever a cada período, atestando que continuam atendendo aos critérios de elegibilidade para o pagamento do CERB.

• Ao enviar sua primeira reivindicação, os trabalhadores não podem ter ganho mais de CAD$ 1.000 em emprego e / ou renda por conta própria por 14 ou mais dias consecutivos dentro do período de benefício de quatro semanas da reivindicação. Ao enviar reivindicações subsequentes, os trabalhadores não podem ter ganho mais de CAD$ 1.000 em emprego e / ou renda por conta própria durante todo o período de benefício de quatro semanas de sua nova reivindicação.

• A inscrição no CERB pode ser feita até 2 de dezembro de 2020, para pagamentos retroativos para o período de 15 de março a 3 de outubro de 2020.

• Os canadenses podem solicitar o CERB e obter mais informações on-line ou ligando para 1-833-966-2099.

Links associados (em inglês)