
Estações de rádio comunitárias, algumas até atreladas a universidades, muitas vezes têm voluntários como seus grandes criadores de conteúdo. Estações como a Met Radio, em Toronto, e CKUT, em Montreal, são abertas para o público e buscam voluntários para produzir programas de rádio, e outros conteúdos.
Gabriela Ponte, que emigrou de São Miguel, nos Açores, ao Canadá quando criança, nos conta sobre a Met Radio, onde trabalha como a Coordenadora de Notícias. A Met Radio é uma rádio universitária e comunitária associada à Toronto Metropolitan University, e fica no campus dessa universidade, em Downtown Toronto.
Sobre a Met Radio, Ponte diz que não é necessário experiência alguma para se voluntariar na rádio. “Nós fazemos o treino do software que nós usamos, nós fazemos o treino de como usar os microfones e como usar os computadores e as coisas todas que é preciso para criar rádio,” ela diz.
Ponte ainda comenta que já treinou voluntários de todas as idades, desde alunos do ensino médio, de 17 anos, à pessoas com 70 anos de idade. E não é só de produtores de rádio e apresentadores que uma rádio comunitária precisa. A Met Radio, por exemplo, oferece oportunidades para seus voluntários produzirem conteúdos escritos para o site, fotografias e conteúdos audiovisuais para suas redes sociais.
Ponte ainda comenta sobre a variedade de programas que existem na sua rádio. Além das notícias que ela coordena, e do treino de voluntários para produzir conteúdos jornalísticos, a Met Radio também tem programas de música, filmes, livros e pesquisas acadêmicas, entre outros. “(Voluntários) podem falar de várias coisas, é muito sobre o interesse. Nós temos pessoas muito boas aqui, que dizem que podes falar sobre o que tu quiseres. Então, se queres falar de alguma coisa e não existe já algum programa sobre isso, quando estiveres habituado, depois de fazeres o treino, é muito fácil de começares o teu próprio show também,” Ponte diz.
E como imigrante portuguesa, a Met Radio também é um lugar onde Ponte encontrou uma comunidade. “Quando cheguei à universidade eu não tinha muitas oportunidades,” Ponte diz, “Então eu vim para cá, para a Met Radio e fiz primeiro um bocadinho de volunteer, de trabalho voluntário, antes de começar a ser Coordenadora de Notícias.”
“Eu acho que a realidade daqui é que não temos muitos portugueses, nem assim muitos imigrantes, mas uma coisa que há, é que há uma comunidade, são pessoas muito boas, pessoas que te querem ajudar, que te querem ver melhorar, “ Ponte comenta, “E isso é uma coisa muito importante porque me faz confortável para fazer rádio da maneira que eu quiser e para também aprender coisas novas e fazer erros quaisqueres.”
Para quem é estudante, essa experiência pode servir como horas de trabalho voluntário e para quem trabalha, por exemplo, pode ser uma maneira de aprender algo novo ou exercer uma nova atividade semanal. Contribuições muitas vezes podem ser presenciais ou remotas e o comprometimento quase sempre depende da disponibilidade do voluntário.
Então, se você tem vontade de encontrar uma nova comunidade, aprender novas habilidades ou quer realizar um sonho de ser radialista, vale a pena entrar em contato com a estação comunitária mais próxima e descobrir como você pode contribuir. Veja algumas opções:
- CIUT FM University of Toronto Campus and Community Radio. Contato por email: [email protected]
- CJTM 1280 AM Met Radio. Contato por email: [email protected]
- CHHA 1610 AM La Voz de La Comunidad (rádio comunitária Latino-Americana com programação em espanhol, português e inglês) . Contato por email: [email protected]


























